Os agentes de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica e os agentes comunitários de saúde realizam neste sábado (2) um arrastão contra a dengue nos bairros do Jardim Adalberto Roxo e do Jardim Veneza.
Os trabalhos serão das 7h às 13h e contarão com a participação das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Administração e também do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). A ação consiste em uma varredura por possíveis criadouros dentro das residências, com vistoria e retirada de materiais que possibilitem acúmulo de água.
Participarão do arrastão aproximadamente 100 servidores envolvidos entre fiscais municipais, supervisores, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. “Trata-se de uma vistoria com a retirada de inservíveis. A população deve receber os agentes, que irão identificar os criadouros e eliminá-los. E aquilo que estiver no quintal e não servir será levado embora”, explica o coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Ramos.
Em média, são visitadas 30 mil casas por mês pelas equipes da Prefeitura. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. Por esse motivo, na véspera da ação, um carro de som passará pelo bairro para comunicar e solicitar a colaboração dos moradores no atendimento dos agentes no arrastão.
Os próximos bairros a receberem o arrastão serão o Jardim Indaiá e o São Rafael, em ação marcada para o sábado seguinte, dia 9 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.
Números atualizados
O balanço divulgado pela Vigilância nesta quarta-feira (30) aponta que Araraquara atingiu a marca de 1.801 casos confirmados de dengue em 2022. Foram 138 casos em janeiro, 636 casos em fevereiro e 1.027 em março.
O total deste ano ainda está muito abaixo do registrado em 2019, quando o município enfrentou uma epidemia (com 23.134 casos registrados no ano inteiro e 16.911 entre janeiro e março), porém o índice de 2022 já está acima do registrado no ano todo de 2021. Neste ano, seis óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.