A caminhada “Mais informação, menos preconceito”, que celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, será realizada neste domingo, dia 2 de abril, com início às 8 horas no Paço Municipal e encerramento no Parque Infantil, onde atividades de recreação estarão aguardando o público.
A organização é da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), com o apoio da Prefeitura de Araraquara, através da Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular e o Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi estabelecido mundialmente em 2007, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
A caminhada acontece em nosso município desde 2017. Em Araraquara, a caminhada é realizada todo ano, para dar mais visibilidade ao tema e à data, disseminando informações e reduzindo o preconceito e a falta de informação sobre o autismo.
Nos anos de 2020 e 2021, não foi realizada por conta da pandemia de Covid-19, mas a conscientização sobre a importância da data foi feita através das redes sociais.
A organização do evento sugere que os participantes se vistam de branco ou com o azul.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a estimativa é de que 70 milhões de pessoas convivam com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.
O transtorno é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento.
As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas, quando diagnosticado precocemente, existem mais chances de melhora do quadro e do desenvolvimento da criança.
Simpósio
Ainda para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, será realizado no dia 4 de abril o I Simpósio Municipal “A mudança começa pela inclusão! – Transtorno do Espectro Autista, Políticas Públicas de Atendimento e Garantia de Direito”, cujas inscrições já foram encerradas.
O evento, que vai ocorrer no Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara (FCLAr/Unesp), é uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” e a Escola de Governo do Município de Araraquara, em parceria com a Unesp.