A “Feira de Direitos” – Araraquara, morada da cidadania das mulheres”, integra a programação no Dia Internacional de Luta das Mulheres (8 de março), a partir das 9h , no Parque Infantil. A feira vai até às 12h.
O evento reunirá diversos atendimentos com serviços públicos voltados para o público feminino. A atividade é promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Grasiela Lima, falou sobre o propósito da mobilização.
VEJA TAMBÉM
No Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas
Araraquara pode ter pancadas de chuva durante o dia
“A feira tem como objetivo principal dar visibilidade, para a população em geral e para as mulheres em particular, às políticas públicas voltadas para as mulheres do nosso município, tanto em relação aos serviços especializados quanto às políticas intersetoriais com a transversalidade de gênero”, contou.
Grasiela enfatizou que muitas ainda desconhecem o trabalho desenvolvido de apoio à elas.
“Essa necessidade surgiu a partir da constatação de que muitas mulheres da cidade desconhecem que a Araraquara tem uma Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres que possui, por exemplo, um Centro de Referência da Mulher voltado para o acolhimento e atendimento às mulheres que vivem em situação de violência”, comentou.
POLÍTICAS PÚBLICAS E MOVIMENTOS FEMINISTAS
Grasiela acrescenta que a feira cumpre um papel fundamental de trazer informações sobre os diferentes serviços, programas e projetos voltados para a efetivação dos direitos das mulheres, portanto voltados para que sua cidadania seja plena.
“Nesse contexto, também é importante destacar dois pontos. As políticas públicas para as mulheres são frutos da luta dos movimentos feministas, assim é muito importante que as mulheres continuem mobilizadas para que não percam os direitos conquistados e para que as políticas públicas sejam efetivas”, frisou.
E continua: ” Portanto, é fundamental a participação das mulheres como instrumento democrático de concretização dos direitos conquistados na forma da lei. E o outro ponto, que se relaciona com o primeiro, é que as políticas públicas muitas vezes são implementadas através da parceria do poder público com organizações da sociedade civil e, nesse sentido, a feira traz também grupos ou associações de mulheres que muito têm contribuído para a consolidação da cidadania das mulheres na nossa cidade”, pontuou.
ATENDIMENTOS
A Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular participará da feira com atendimentos da Coordenadoria Executiva de Políticas Para Mulheres (Centro de Referência da Mulher), Coordenadoria do Orçamento Participativo (Temática das Mulheres), Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais (Centro de Referência Afro), Casa das Margaridas e Quilombo Rosa.
A Secretaria Municipal de Saúde marcará presença com o Ambulatório da Mulher e o Hospital Maternidade Gota de Leite.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atuará no evento com atendimento de Cadastro Único (Proteção Social Básica e Proteção Social Especial).
A Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo participa da feira com a Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano oferece atendimentos da Coordenadoria Executiva de Habitação.
A Secretaria de Cultura atuará no encontro com a Coordenadoria Executiva das Oficinas Culturais Educativas, enquanto a Casa dos Conselhos levará o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
A Câmara Municipal de Araraquara também estará presente na feira com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
Já as instituições e grupos da sociedade civil com participação confirmada são: Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares, Associação Mães Guerreiras, Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA), Comissão da Mulher Advogada/OAB, Movimento Pela Humanização do Parto em Araraquara/Acolher Araraquara, Grupo Mulheres do Brasil, Casa Mater e Movimento Luto Contra as Violências.
Próximas atividades
A programação do Dia Internacional de Luta das Mulheres terá sequência nesta sexta-feira (10), com a Plenária Temática das Mulheres do Orçamento Participativo (OP), programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura. O encontro está marcado para às 19h no Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, que fica Av. Espanha, 532, Centro.
No dia 14, haverá Sarau em Homenagem a Marielle Franco e Maria Carolina de Jesus; no dia 25, oficina com o Grupo Ilú Oba de Min; No dia 16, será realizado o lançamento do e-book “Protocolo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e outras Violações de Direitos”, em parceria com a Escola do Legislativo. No dia 17, será realizada a Audiência Pública “Mulheres e Políticas sobre Drogas” – Articulação Mandato do Vereador Alcindo Sabino, Coordenadoria Executiva de Políticas Para Mulheres, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretaria de Mulheres do PT/Araraquara.
A programação terá sequência no dia 25 com a Oficina com o Grupo Ilú Oba de Min (Mãos femininas que tocam o tambor para Xangô), em parceria com o Centro de Referência Afro, dentro da agenda dos “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”.
No dia 27, será realizada a Mesa-Redonda “Mulheres e Meninas na Ciência: Construindo caminhos para a igualdade de gênero e étnico-racial na carreira científica”, em parceria com a UNESP/FCLAr. No dia 28, a atração será o 1º Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone”, em parceria com o Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares.
No dia 30, será lançado o “Guia de Prevenção e Tratamento dos Agravos da Violência Sexual Contra Mulheres e Meninas”, em Parceria Maternidade Gota de Leite/Fungota. Na mesma data, será realizado o lançamento do livro “Dez Irmãs de Shakespeare”, de Maria Dolores Aybar Ramirez. Para finalizar a programação, no dia 31, será feira a entrega do Prêmio Heleieth Saffioti para Eliana Honain (homenageada de 2021) e Ana Maria Silva (homenageada 2023) na Câmara Municipal
PROGRAMAÇÃO
08/03 – Feira de Direitos – Araraquara, morada da cidadania das mulheres
Local: Parque Infantil
Horário: 9h às 12h
10/03 – Plenária Temática das Mulheres – Orçamento Participativo
Local: CRM
Horário: 19h
14/03 – Sarau em Homenagem à Marielle Franco e Maria Carolina de Jesus – Parceria Centro de Referência Afro (21 Dias de Ativismo Contra o Racismo)
Local: CRM
Horário: 19h
16/03 – Lançamento do e-book “Protocolo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e outras Violações de Direitos” (revisado e atualizado) – Parceria Escola do Legislativo
Local: Prefeitura Municipal
Horário: 10h
17/03 – Audiência Pública “Mulheres e Políticas sobre Drogas” – Articulação Mandato do Vereador Alcindo Sabino, Coordenadoria Executiva de Políticas Para Mulheres, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretaria de Mulheres do PT/Araraquara
Local: Câmara Municipal de Araraquara
Horário: 17h
25/03 – Oficina com o Grupo Ilú Oba de Min (Mãos femininas que tocam o tambor para Xangô) – Parceria Centro de Referência Afro (21 Dias de Ativismo Contra o Racismo)
Local: CRM
Horário: 15h
27/03 – Mesa-Redonda “Mulheres e Meninas na Ciência: construindo caminhos para a igualdade de gênero e étnico-racial na carreira científica”. Parceria UNESP/FCLAr. Convidada especial: Cristina Araripe Ferreira (Fiocruz)
Local: FCLAr/UNESP
Horário: 14h30
28/03 – 1º Ciclo de Estudos Feministas “Lucila Scavone” – Parceria Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares
Local: CRM
Horário: 19h
30/03 – Lançamento do “Guia de Prevenção e Tratamento dos Agravos da Violência Sexual Contra Mulheres e Meninas” – Parceria Maternidade Gota de Leite/Fungota
Local: Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular
Horário: 10h
30/03 – Lançamento do livro “Dez Irmãs de Shakespeare”, de Maria Dolores Aybar Ramirez (Org.)
Local: Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”
Horário: 19h
31/03 – Entrega do Prêmio Heleieth Saffioti para Eliana Honain (homenageada de 2021) e Ana Maria Silva (homenageada 2023)
Local: Câmara Municipal
Horário: 19h