Uma operação nos ferros velhos de Araraquara foi realizada, nesta quinta-feira (12), com objetivo de localizar a receptação de objetos furtados em cemitérios. A ação envolveu a Guarda Municipal, Meio Ambiente, fiscais e Polícia Militar.
Os furtos desse tipo de materiais e a posterior venda para ferros velhos vem crescendo na cidade. Com isso, o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, explicou o propósito da ação.
“O objetivo foi detectar possível receptação de objetos furtados dos cemitérios, inclusive isso está tendo repercussão na Câmara Municipal. A ação também envolve o acúmulo de entulhos e objetos que possam colocar em risco a saúde pública”, esclareceu o secretário, que acrescentou que também ocorreram furtos de tampas de bueiros e esgoto do DAAE.
Vale ressaltar que o último episódio de furto no Cemitério São Bento aconteceu em 30 de julho, quando a Guarda Civil Municipal intensificou as rondas nos cemitérios municipais e desde então não foram registradas mais ocorrências criminais.
A operação desta quinta fiscalizou quatro estabelecimentos e interditou um deles por falta de documentação. Também foram aplicados autos de infração por parte do Meio Ambiente e também foi feito o gerenciamento administrativo do termo de advertência e intimação para regularização de licença.