Um novo decreto da Educação foi publicado na última quinta-feira (19), em Araraquara, e entrou em vigor nesta segunda-feira (23). O documento descreve regras e protocolos de segurança válidos para escolas da rede básica públicas e privadas, ensino técnico e superior.
O distanciamento social que antes era de 1,5 metros agora foi reduzido para 1 metro, mudança que possibilita que mais alunos retornem presencialmente às salas de aula. Desde que as aulas retornaram no segundo semestre, as escolas estão fazendo rodízio e ensino híbrido para que os alunos que escolheram voltar às salas de aula possam se revezar e que o distanciamento seja mantido.
O novo decreto também diz que os alunos que se recusarem à submissão de testes laboratoriais ou às coletas de amostras clínicas não poderão frequentar as aulas e atividades presenciais nas redes de ensino do município. Os testes de covid nas escolas são feitos desde abril.
A frequência nas aulas e atividades presenciais continua sendo optativa. As aulas continuam sendo oferecida de forma remota também.
O documento, com todos os procolos sanitários, pode ser conferido no site da Prefeitura. São regras para cada momento da rotina das aulas, como entrada e saída da escola, uso do refeitório, da biblioteca e demais atividades.