Araraquara registrou aumento de 73% na incidência de queimadas, entre janeiro e julho de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Araraquara, Luiz DallAcqua, o órgão observou este aumento e somente no mês de agosto foram 150 ocorrências atendidas no município.
“Alguns com natureza criminosa, outros muitos se utilizam do fogo para limpeza de terreno, folhas e quintais. Mas a grande maioria são provocados pelo homem”, explicou em entrevista à EPTV Central.
De acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o Estado de São Paulo teve registro de oito mil focos de incêndio no último fim de semana.
LEIA TAMBÉM
Incêndio destrói área rural em Rincão e mata animais
Grande incêndio atinge Parque do Pinheirinho em Araraquara
A cidade que lidera a lista é Rincão, com 407 queimadas registradas. Das dez primeiras cidades no levantamento, quatro são da região Central do Estado.
Em Araraquara um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Pinheirinho. De acordo com estimativa da Prefeitura, foram cerca de 160 mil metros quadrados destruídos.
Quatro equipes do Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Defesa Civil aturam para conter o avanço das chamas e utilizaram mais de 30 mil litros de água.
Com a chegada de nova onda de calor, a cidade segue em alerta devido a massa de ar seco e baixa umidade relativa do ar, que facilita a propagação e incidência de queimadas.
Além do foco no Parque Pinheirinho, internautas registraram incêndios em outros pontos da cidade nas últimas 24 horas: Parque São Paulo, Cecap e bairro dos Machados.