Araraquara registrou a maior temperatura do ano ao bater a marca de 39,4°C na tarde da última quarta-feira (25), de acordo com o CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). Existe ainda a possibilidade de um novo recorde nesta quinta (26).
Nesta madrugada, a cidade também teve ainda maior mínima do ano, com 24°C. Até então, a maior máxima havia sido registrada há dois dias, na terça-feira (24), quando os termômetros marcaram 38,4°C.
A região está sob os efeitos de uma onda de calor, a sétima do ano. Outra explicação é a pré-frontal, que eleva as temperaturas antes da chegada de uma frente fria.
Segundo o Climatempo, o deslocamento desta frente fria partindo do sul do país deve intensificar as rajadas de vento no oeste e norte paulista de forma moderada. “A condição de pré-frontal também deve contribuir para ser o dia mais quente da semana”, informou.
Com o calor, baixa umidade do ar e ventos intensos, os riscos de incêndios florestais também aumentam. De acordo com a Defesa Civil, praticamente todo o estado de São Paulo está em emergência para o risco de queimadas.