Araraquara registrou um total de 541 ocorrências envolvendo escorpiões, no primeiro semestre de 2022, seja por meio de busca ativa ou denúncias.
O último registro de vítima fatal de picada de escorpião, em Araraquara, foi no ano de 2008.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre as medidas de segurança contra o aracnídeo, a Secretaria de Saúde de Araraquara vem realizando a Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo.
VEJA TAMBÉM
Confira as vagas de emprego disponíveis em Araraquara
450 crianças de Araraquara estão na lista de espera por creches
A programação segue até o dia 26 de agosto e conta com a ampliação e intensificação das ações de combate ao acidente com escorpiões no município.
Também dentro da programação, no sábado (27), a Secretaria Municipal realizará uma manhã de orientação para a população, no Parque Infantil, das 8 às 12 horas, com exposição e panfletagem.
O Centro de Controle de Fauna Sinantrópica enfatiza que a população deve se precaver contra este animal típico de ambientes escuros e úmidos com a instalação de dispositivos que barrem a saída dos escorpiões da rede subterrânea de esgoto, como telas apropriadas para ralos, efetivação de sifão em pias e tanques, telas em grelhas de água de chuva, vedação de caixas de inspeção de esgoto, elétrica, gordura e outras. A limpeza dos quintais e áreas verdes também é fundamental.
Em caso de acidentes com escorpião, a pessoa infectada deve ser levada imediatamente à UPA Central – onde fica localizado o CENTRAP, responsável pelo tratamento dos acidentes causados por animais peçonhentos com soros específicos e acompanhamento dos pacientes até a estabilização.
A UPA Central fica na Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira, s/n (Via Expressa). Mais informações pelos telefones (16) 3334-6900.
Caso encontre escorpiões, a orientação é ligar para o telefone 3331-3820