Após registrar a segunda maior epidemia de dengue de sua história no ano passado, Araraquara começou 2023 com uma redução de 95% na incidência da doença.
Ao todo, segundo informado pela Vigilância Epidemiológica, foram registrados 41 casos neste ano – somando os meses de janeiro e fevereiro -, contra 856 no mesmo período de 2022.
VEJA TAMBÉM
Cidade na região de Araraquara investiga três mortes por dengue
Boa Esperança confirma mais 24 casos de dengue; total chega a 514
Mesmo diante da redução, o órgão informou que segue com as visitas nos imóveis para verificar possíveis criadouros do Aedes aegypt e orientar moradores sobre como evita-los.
Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Vigilância Epidemiológica informou ter visitado quase 30 mil imóveis, com ações de conscientização e orientação durante as vistorias.
Durante prestação de contas na Câmara Municipal, na última segunda-feira (28), a secretária de Saúde, Eliana Honain, falou sobre os números e destacou algumas medidas tomadas.
“Dificilmente você tem duas epidemias seguidas. Além disso, algumas ações têm sido feitas, principalmente com armadilhas. São 907 espalhadas pela cidade, que capturam o mosquito e analisam se ele está com o vírus”, analisou a responsável pela Saúde municipal.
Honain ressaltou ainda a contratação de mais 15 agentes de controle de endemias e afirmou que o vírus em circulação é o mesmo que acometeu a maioria da população no ano passado.
“Os números são pequenos neste ano, mas é um trabalho de conscientização da população, dos trabalhadores entrarem nas casas, as pessoas aceitarem a presença dos agentes, mas temos trabalhado e muito”, finalizou Eliana Honain.
2ª MAIOR EPIDEMIA DA DOENÇA
Araraquara foi o município brasileiro com o maior número de casos de dengue em 2022, com 8.716 registros a cada 100 mil habitantes, segundo o boletim do Ministério da Saúde.
Dados da Prefeitura apontaram que foram registrados 20.992 casos e 17 mortes pela doença em 2022. Antes, a maior epidemia da doença na cidade foi em 2019, com 23.134.
SINTOMAS E ONDE BUSCAR ATENDIMENTO
Os sintomas mais comuns da dengue são: febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, mal-estar, falta de apetite, além de náuseas e vômito.
Existem ainda quadros graves da doença em que podem ocorrer dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e hemorragia, necessitando de atenção médica imediata.
Em Araraquara, o atendimento médico para pessoas com sintomas de dengue é feito nas três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), com atendimento 24 horas.
Também é possível buscar atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), das 8 às 16 horas. O exame para confirmação da doença também são feitos nessas unidades.
LEIA TAMBÉM