O decreto que entra em vigor neste domingo (1), em Araraquara, segue parcialmente as regras do Plano São Paulo, anunciadas nesta semana pelo governador João Dória (PSDB). O texto estende até o dia 31 de dezembro o estado de calamidade pública no munícipio.
Diferente do que prevê o Estado, a Prefeitura não autorizou a ampliação do atendimento de bares, restaurantes e comércio, que continuam operando com 60% da capacidade. Por outro lado, foi ampliado o horário de funcionamento destes setores, das 5h até às 00h. Pelas regras do Plano São Paulo, os estabelecimentos podem funcionar com 80% da capacidade, mas a partir das 6h.
O transporte coletivo continua com limitação de 60% da capacidade.
O Estado também acabou com o toque de restrição noturno. A medida que já tinha sido adotada, em julho, em Araraquara, quando as barreiras sanitárias também foram suspensas.
A partir deste domingo, parque públicos estaduais retornam ao horário regular. Em Araraquara, apenas o Parque do Botânico e o Estádio municipal reabrem automaticamente. Estes espaços poderão funcionar diariamente, das 7h às 19h. O Parque Pinheirinho, por outro lado, tem autorização para reabrir, mas apenas no dia 23 de agosto.
Já a prática de atividades coletivas continua limitada a 20 pessoas, com distanciamento de 1,5 metro, uso de máscara e mantendo as medidas sanitárias.
Em relação às medidas sanitárias de controle vertical, o tempo de isolamento de positivados e dos contatos domiciliares que testarem positivo passa de 14 para 10 dias.
Em caso de resultado negativo, o isolamento permanece por 3 dias, com liberação após exame com resultado negativo, depois deste período.