- Publicidade -
CotidianoAraraquara sedia encontro para discutir nova fonte de energia

Araraquara sedia encontro para discutir nova fonte de energia

“Híbrido Etanol: O Motor do Futuro – Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade” será realizado no dia 6 de outubro, a partir das 9h

- Publicidade -

Dr Pedro Teixeira Lacava é um dos destaques do evento (Foto: Divulgação)
Dr Pedro Teixeira Lacava é um dos destaques do evento (Foto: Divulgação)

Araraquara vai sediar na próxima quarta-feira (06) o evento “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro – Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade”. 

O evento começa às 9h e terá  transmissão ao vivo pelo site motordofuturo.com.br e compartilhamento nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.  

- Publicidade -

  O ciclo de debates contará com a participação de pesquisadores, universidades, representantes das entidades dos trabalhadores, direção da Volkswagen e da Toyota, além de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e outras instituições.

Um dos nomes conceituados que enriquecem a programação é o do Dr. Pedro Teixeira Lacava, que atualmente é professor associado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e um dos coordenadores do Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia (LCPE).  

Ele aponta a importância de se debater o assunto com a participação de todos os setores envolvidos na proposta. “Nós temos a oportunidade de fazer um evento muito bom, com discussões sobre o uso do etanol no contexto da mobilidade elétrica, trazendo atores importantes como as montadoras, a representação dos produtores de etanol, a academia e formadores de política pública. Então eu acho que temos condições de fazer um debate bastante interessante e produtivo”, prevê.

 EXEMPLO

O Brasil é visto como exemplo na utilização de combustível limpo por conta do seu etanol de cana-de-açúcar, que é considerado o combustível alternativo mais bem-sucedido até o momento.  

- Publicidade -

Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico. 

A novidade, quenorteará o encontro, é o desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão flex ou movido exclusivamente a etanol. 

A ideia envolve um sistema que transforma o etanol em hidrogênio para alimentar a bateria elétrica.  

Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo
mercado. 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
O evento foi dividido em três painéis, que abordarão assuntos, previsões e propostas relativas ao tema.  

O Painel 1, marcado para 9h30, apresenta a proposta “Carro híbrido a etanol (desafios e oportunidades da academia ao mercado)”; enquanto o Painel 2, às 10h30, leva o tema “Carro híbrido: Um conceito sustentável – Carro elétrico é mesmo sustentável?”; e o Painel 3, às 11h30, tem o assunto “O novo ciclo do etanol: Qual o caminho para o etanol se
consolidar como principal fonte sustentável de energia para o futuro?”.  

 A organização do encontro será da Prefeitura de Araraquara e a realização conta também com o CEAR, a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP) e o Instituto de Química da Unesp Araraquara (CEMPEQC).  

O evento tem o apoio da EPTV, Cidade On Araraquara, G1, CBN Araraquara, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Consórcio de Municípios da Região Central do Estado de São Paulo, Volkswagen, Toyota, UNICA e Posto Fiel.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -