- Publicidade -
CotidianoAraraquara soma 10 mil casos de dengue em cinco meses de 2022

Araraquara soma 10 mil casos de dengue em cinco meses de 2022

Epidemia da doença é a segunda mais grave de toda a história do município; ao todo, são 17 mortes

- Publicidade -

- Publicidade -

 

Atualização dos números da dengue em Araraquara mostra que a cidade superou, nesta terça-feira (31), os 10 mil casos da doença nos primeiros cinco meses de 2022. 

Segundo informado pela Prefeitura, ao todo, foram registrados 10.010 casos, sendo 150 em janeiro, 702 em fevereiro, 4.895 em março, 3.118 em abril e 1.145 em maio. 

Com isso, a cidade vive a segunda crise mais grave de dengue, com aumento inclusive no número de mortes: nos primeiros cinco meses de 2022 a cidade teve 17 vítimas. 

Segundo a secretária da Saúde, Eliana Honain, o crescimento no número de notificações era esperado pela administração municipal devido ao ciclo que ocorre em todo o País. 

- Publicidade -

“Era esperado este ano, assim como aconteceu em 2019. A cada três anos, tendo o mosquito e pessoa doente, infelizmente, teremos a doença”, disse.  

 

Com número expressivo de casos de dengue, Araraquara intensifica trabalho casa a casa (Foto: Divulgação)

 

Mas, apesar do número expressivo de notificações, Eliana Honain afirmou que as confirmações estão em desaceleração, em especial devido ao frio neste período do ano. 

“Como a mudança na temperatura favoreceu a covid, diminuiu a dengue. Vemos uma diminuição no número de casos, pois deve ir até o meio do mês de junho”, pontuou. 

“Nosso desafio é eliminar o mosquito e para isso não podemos ter locais para criadouros dele. Esse é o desafio que todo mundo enfrenta”, finalizou a secretária de Saúde. 

ATENDIMENTO
A secretaria de Saúde de Araraquara vem alertando os moradores em relação aos sintomas da doença: febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. 

Em caso de suspeita, o Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7 às 21 horas. 

Além disso, é possível buscar atendimento médico nas diferentes unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. 

No caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) o atendimento é 24 horas, porém, a da Vila Xavier oferece atendimento exclusivo para pessoas com sintomas de covid-19. 

No momento do atendimento, a pessoa deve apresentar um documento de identificação com foto, Cartão SUS e um comprovante de endereço constando o CEP.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -