Araraquara registrou 670 denúncias de maus-tratos contra animais nos primeiros meses de 2023, segundo a coordenadoria do Bem-Estar Animal. Os principais casos envolvem abandono de animal doente, em imóvel, além de animais acorrentados privados de alimentação.
“A prática dos maus-tratos vai mudando. O número de denúncias é alarmante, embora não sejam todas que procedam”, disse a coordenadora Carolina de Mattos Galvão.
ATENDIMENTO E ADOÇÃO
A equipe de fiscalização da coordenadoria do Bem Estar Animal tem ordem de prioridade para atendimento. Animais que estão correndo risco iminente de vida são atendidos de forma imediata, enquanto os demais casos são atendidos conforme a urgência.
VEJA TAMBÉM
Consumidores de Araraquara vão pagar mais caro pela energia da CPFL
Polícia prende 4 por roubo a residência na região de Araraquara
Uma clínica veterinária conveniada à prefeitura recebe os animais para tratamento, castra, vacina, chipa e disponibiliza para adoção. A cidade disponibiliza mais de 600 animais para adoção, todos vítimas de maus-tratos e abandono.
Segundo Carolina, é importante que, além de denunciar, a população também adote esses animais porque o canil e gatil são locais de passagem.
“O Bem-Estar Animal não é depósito, é um órgão fiscalizador e a gente precisa da colaboração da sociedade civil para que o serviço consiga transcorrer da forma como ele deve”, disse.
No Brasil, os maus tratos contra os animais é crime previsto em lei. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão e pagamento de multa.
Quem comete crueldade contra os animais, pode ser preso em flagrante pela autoridade policial. Denúncias de crimes contra animais podem ser feitas na DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal).
Em Araraquara, para denúncias de maus-tratos e abandonos, o telefone da Ouvidoria Animal é o (16) 3301-3130, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
O serviço também funciona em esquema de plantão, para casos de emergência, das 16h30 às 7h30, inclusive 24 horas por dia, aos finais de semana e feriados, por meio de ligações diretamente ao fiscal de plantão, no telefone (16) 99993-8232.
O plantão serve para animais atropelados ou agônicos que precisem de um atendimento imediato.
Em caso de agressão ou animal submetido a sofrimento, é preciso acionar a Polícia Militar imediatamente pelo número 190.
Casos de animais que estejam em altura, buraco ou local de difícil acesso, a recomendação é para acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
As ocorrências que envolvam animais silvestres devem ser relatadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número (16) 3339-5000.
Já os casos que envolvam animais peçonhentos devem ser direcionados ao Controle de Fauna Sinantrópica (CCFS) pelo telefone (16) 3331-3820. O atendimento é feito das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Para outras informações, o telefone da Coordenadoria de Bem-Estar Animal é o (16) 3339-4441 e o e-mail é: bemestaranimal@araraquara.sp.gov.br.
LEIA MAIS