A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou o fechamento do balanço dos índices de criminalidade nas cidades paulistas em 2020. Em Araraquara, houve queda nos principais crimes no comparativo com 2019.
Homicídio, por exemplo, teve queda de 53%, caindo de 15 ocorrências registradas em 2019 para sete em 2020. O mesmo ocorreu com furtos, no qual a redução foi de 23%. De acordo com o delegado seccional de Araraquara, Fernando Giaretta, os números são bastante positivos e mostram o trabalho das polícias civil e militar no combate ao crime mesmo durante a pandemia. O índice de queda em homicídio é um dos menores já registrados em Araraquara, de acordo com o delegado.
“É resultado de um trabalho bem feito pela polícia, várias prisões de quadrilhas que praticavam roubo, várias prisões em flagrante, investigações sobre roubo e principalmente um ótimo resultado em homicídios esclarecidos e temos o menor número de homicídios da história desde que a estatística começou a ser feita”, afirma Giaretta.
Ocorrências relacionadas a roubos registraram declínio de 12%. Especificamente em roubo de carga, a queda foi de 36%. Furto de veículo caiu de 287 em 2019 para 197 em 2020, uma redução de 31%.
Giaretta também leva em conta os reflexos do coronavírus como um dos gatilhos para a queda da criminalidade ao longo de 2020. Com mais pessoas dentro de casa, os crimes praticados na rua diminuíram.
“Roubo a transeunte caiu bastante e isso é reflexo de uma parte da quarentena, onde as pessoas ficaram mais em casa”.
Em todo o ano de 2020, foram 3.748 ocorrências de crimes. O crime mais praticado foi lesão corporal dolosa, com 682 registros.