O número de motoristas com mais de 60 anos aumentou nos últimos anos em Araraquara. Entre 2015 e 2021, o crescimento foi de 44% no total de habilitações ativas nesta faixa etária. Levantamento do Detran.SP aponta que neste período, o número de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou de 15.772 para 22.736.
Na avaliação do diretor de habilitação do Detran, Raul Vicentini, fatores culturais, econômicos podem explicar o interesse deste público em permanecer ativos como motoristas.
“O veículo dá independência ao cidadão que precisa se movimentar e em Araraquara, as pessoas preferem se locomover por conta. Diferente de cidades maiores, com mais trânsito, onde os modais de transportes são são diferentes, tem mais aplicativos e toda rede de metro e trem”, diz Vicentini.
O crescimento registrado em Araraquara supera o índice apresentado na capital paulista, que foi de 33%. Mas esta abaixo da média do Estado, que ficou em 45% no mesmo período.
No Estado, o número de habilitações ativas saltou de 2.393 milhões para 3.474 milhões.
A Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (Abramet) explica que à medida que Medicina avança na prevenção de doenças há um consequente aumento na expectativa de vida saudável da população.
O diretor de habilitação do Detran aponta também a expectativa de vida no município como fator determinante para este cenário. “A expectativa de vida em Araraquara é grande e este fato também leva a este crescimento de CNH no nicho de idosos, com mais de 60 anos”.
De acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não há limite de idade para renovação de CNH. No entanto, deve ser feita a cada cinco anos para os motoristas com idade entre 50 e 69 anos e três anos para os motoristas com idade igual ou superior a 70 anos ou em período menor, de acordo com a avaliação médica.
É preciso agendar pessoalmente a prova na unidade do Detran em que está realizando o procedimento da Renovação.