Dados da Prefeitura mostram que Araraquara possui fila de espera para atendimentos odontológicos básicos e especializados. A justificativa é que os procedimentos ficaram represados devido à pandemia da covid-19 e gradualmente estão sendo retomados.
O tema chegou a ser tratado pela secretária da Saúde, Eliana Honain, durante audiência pública para prestação de contas referente ao 3º quadrimestre do ano passado. Sem detalhar a fila, Honain disse que a demanda “é muito grande” na cidade.
A Prefeitura, através de nota, disse que no período de pandemia foram mantidos apenas procedimentos considerados de urgência e emergência, seguindo os protocolos sanitários e de biossegurança estipulados pelo Ministério da Saúde.
Questionada sobre o número de pacientes que aguarda por procedimentos, a Prefeitura respondeu que a endodontia possui 230 pessoas na espera; prótese total 298; traumatologia 395; periodontia sete; e seis pacientes com necessidade especial. Não foi informado o número de pessoas que estão fila de espera por consultas.
“Neste momento, ainda por conta dos protocolos sanitários em vigor, que estipulam um tempo mínimo entre uma consulta e outra, o ritmo anterior à pandemia ainda não foi retomado, mas as equipes atuam no sentido de atender essa demanda represada, seguindo as normas do Ministério da Saúde”, disse a Prefeitura em nota.