Com o tema “Mulheres nas ruas em defesa da democracia – Pelo fim das violências de gênero e contra os fascistas ”, Araraquara realiza o ato unificado no Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira, dia 8 de março.
A concentração é a partir das 18h na Praça do DAAE, na Fonte Luminosa, e o breve trajeto passa pela Avenida Bento de Abreu , finalizando no CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e região) .
No local, faixas e cartazes serão confeccionadas pelos coletivos envolvidos.
VEJA TAMBÉM
Homem é preso por violência doméstica em Araraquara
O ato é organizado pelo Coletivo Bennu, Coletivo Juntas, Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Promotoras Legais Populares de Araraquara, PSTU e Secretaria de Mulheres do PT de Araraquara.
CALENDÁRIO DE LUTA E FEMINISMO
De acordo com uma das organizadoras, a doutoranda em literatura, Mariana de Oliveira Arantes, a mobilização marca o calendário internacional feminista de luta, e unificação de vários coletivos reforça um movimento horizontal, com as demandas de cada grupo.
“Acreditamos que o 8 de março é a data que inicia o calendário feminista. É importante reforçarmos essa data como o ponta pé inicial de nossas lutas durante o ano. Por acreditar que as mulheres são diversas, assim com os feminismos são muitos, a unificação com os diferentes coletivos e sindicatos da cidade favoreceu para construíssemos um ato horizontalizado”, apontou.
Arantes, que é do Coletivo Juntas, reforçou a luta por uma cidade em que as mulheres não sejam violentadas e mais igualitária.
“Em nossas reuniões conversamos bastante sobre a situação das mulheres em Araraquara e, com isso, reforçamos coletivamente qual cidade nós queremos para as mulheres: sem violência, igualitária e justa”, conclui.
ATO UNIFICADO DIA DA MULHER:
Local : Praça do Daae , Rua Napoleão Selmi Dei, 26 , Fonte Luminosa
Horário : 18h