No último sábado (20), Araraquara participou do “Dia d” de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. Segundo a secretaria de saúde do município, 4.095 crianças foram atendidas. Foram mais de 2,4 mil vacinas contra poliomielite e outras 1,6 mil crianças e adolescentes até 15 anos, que atualizaram a caderneta de vacinas.
Apesar dos números, a cobertura continua baixa na aplicação de vacina contra poliomielite das crianças entre 1 ano até menor de 5, em Araraquara. A meta é 95%, e a cobertura está em 72%.
Por isso, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação continua até 09 de setembro, de segunda a sexta, em todos os postos da cidade, das 9h às 15h.
VEJA TAMBÉM
Assaí atacadista inaugura loja em Araraquara na sexta (26)
Pavimentação em via de Araraquara deixa degrau de quase 20 cm
A baixa cobertura vacinal também preocupa Matão. Segundo Mario Cesar Mariano, gerente das unidades de saúde de Matão, houve pouca adesão do público a campanha no último sábado (20).
“Os números da vacinação em Matão estavam baixos, porém, com a Campanha do Dia D, os números aumentaram, mas seguem abaixo do esperado, por ser uma Campanha de vacinação”, ressalta.
Em Matão, a imunização aconteceu em todas as unidades básicas de saúde, sendo aplicadas mais de 1,4 mil doses das vacinas, entre crianças e adolescentes. Mas, com a baixa procura, a cidade também continua disponibilizando doses nas UBS’s da Vila Pereira, São José, Distrito de São Lourenço do Turvo, Bairro Alto, São Judas Tadeu, IV Centenário, Jardim Paraíso e no Centro de Saúde.
Não é necessário realizar agendamento prévio, mas é indispensável a apresentação da caderneta de vacinação, documentos pessoais e cartão do SUS, e claro, a presença de um responsável com a criança ou adolescentes.
Lembrando que a vacina contra a poliomielite, é para menores de 5 anos e de multivacinação para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos.