A professora araraquarense Maria Helena de Moura Neves, 91 anos, foi a grande vencedora da categoria de pesquisadora sênior da 1ª Edição do Prêmio Ester Sabino.
A premiação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes nesta última sexta-feira (11). A decana da Universidade Estadual Paulista (Unesp) teve mais da metade dos 14.161 votos.
A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, para valorizar pesquisadoras que contribuem para o desenvolvimento científico no Estado.
O prêmio presta homenagem a Ester Sabino, imunologista brasileira responsável pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus.
Maria Helena é professora emérita pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e uma das referências em língua portuguesa no Brasil e fora do país.
BRILHANTE TRAJETÓRIA
A premiação coroa a extensa atuação e inesgotável dedicação de Maria Helena à Linguística.
A pesquisadora é autora de dezenas de livros na área, como “A gramática do português revelada em textos”, pela Editora Unesp, vencedor do prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, em 2019, e de obras que se tornaram referência entre linguistas, como “Gramática de usos do português”, lançado em 2011 pela mesma editora.
Maria Helena tem interesse especial pela gramática funcional, a forma como as pessoas se apropriam e constroem a maleabilidade da língua, muitas vezes subvertendo as suas normas. “A gramática é o software que permite que a gente produza linguagem”, avaliou.
ATIVIDADES
Aposentada, Maria Helena segue lúcida e ativa na docência, atuando voluntariamente como professora permanente da Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, lecionando, orientando e realizando pesquisa, bem como na Pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Como se não bastasse a docência, aos 90 anos, a decana participa de lives no YouTube, e também acaba de entregar um capítulo de livro a pedido de colegas Universidade de Oxford.
Fora essas atividades, ela está com um livro novo pronto para ser publicado em que discute como se constrói as negativas em linguagem e de que forma ela se reflete nos discursos.