- Publicidade -
CotidianoAsilos confirmam casos de Covid-19 em idosos e funcionários

Asilos confirmam casos de Covid-19 em idosos e funcionários

Vila Vicentina e São Francisco registraram casos recentes da doença; secretária de Saúde descarta surto

- Publicidade -

Asilo de Araraquara registra 17 casos de covid-19 Foto: Reprodução

A Vila Vicentina, na Vila Xavier, em Araraquara, confirmou 17 casos de Covid-19, nos últimos dias. Dentre eles, 12 idosos e cinco funcionários que foram afastados das atividades.

- Publicidade -

A CBN apurou que casos da doença também foram confirmados recentemente no Asilo São Francisco de Assis, no Jardim Santa Mônica. Mas o número não foi informado pela instituição.

Nas duas unidades, todos os idosos tomaram as três doses da vacina contra a Covid-19 e nenhum deles apresentou complicações.

O diretor-presidente da Vila Vicentina, Odair Brasilino, explica que todos os casos estão “sob controle”, e que são acompanhados pela vigilância epidemiológica do município.

“Toda quarta-feira, desde o começo da pandemia, passa uma médica aqui. Então, ela tem nos orientado e, quando começou o surto, ela trouxe mais testes para fazer. Amanhã serão testados todos os idosos, pois foram testados apenas aqueles que apresentaram os sintomas. Todos estão com a terceira dose em dia, tomaram a vacina da gripe e por isso estamos um pouco mais tranquilos. Mas também estamos tranquilos pois todos que estão com a doença, estão apenas com sintomas leves”, explica.

Ele cita ainda os cuidados adotados pela Vila para reduzir os riscos de contaminação.

“Nós aqui entramos em um regime de guerra, com funcionários todos paramentados, entra aqui na Vila apenas coisas de urgência. Estamos todos bem isolados”.

- Publicidade -

A secretária de Saúde, Eliana Honain, descarta que os novos casos configurem um surto da doença. Segundo ela, as confirmações só foram possíveis pela testagem em massa feita pelo município.

“Nós nunca paramos de fazer visitas, semanalmente a secretaria de Saúde manda um médico e uma enfermeira, que estão testando. Sempre houve e continua tendo essa ação específica, vamos semanalmente nos asilos, mas todos os casos são leves, sem complicações”.

A Vila Vicentina abriga, atualmente, 62 idosos. Desde o início da pandemia, apenas dois precisaram ser hospitalizados por conta da doença, sem nenhuma morte registrada.

FALTA DE FUNCIONÁRIOS
O diretor-presidente da Vila Vicentina lembra que, com o afastamento de funcionários por conta doença, a assistência aos idosos também é afetada, e que por isso foram necessárias readequações internas.
“Nós estamos nos virando, pegando pessoal da cozinha que está de folga e vem ajudar. Tinhamos uma enfermeira e contratamos mais uma. Estamos fazendo aquilo que podemos fazer”.

Dos cinco funcionários positivados na Vila Vicentina, três devem retornar ao trabalho nos próximos dias, os demais que foram confirmados nesta semana ainda vão cumprir o período de quarentena.

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -