A Avenida Bento de Abreu, na Fonte Luminosa, será aberta para atividades de lazer, cultura e esportes em Araraquara. O projeto faz parte da programação de aniversário pelos 204 anos da cidade e será lançado oficialmente no dia 29 de agosto, das 7 às 12 horas.
Segundo a secretária de Cultura, Teresa Telarolli, a Avenida será interditada entre a rotatória da antiga Companhia Troleibus de Araraquara (CTA) até o monumento do Soldado Constitucionalista para “uma programação familiar saudável”.
“Nesse primeiro teremos pouquíssimas atrações, sempre priorizando a questão do distanciamento e as cautelas que o momento sanitário exige, mas teremos ali algumas apresentações de malabares, aulas abertas de dança, esporte, tudo com muita cautela”, disse.
“É um processo de apropriação dos moradores do entorno, mas do cidadão de qualquer canto da cidade para que eles aproveitem a rua aberta e consigamos dar um passo no sentido de uma apropriação mais ampla, que tenha um universo micro do que é feito na Paulista”, completou.
Teresa Telarolli explicou ainda que a primeira edição do projeto denominado “Bento Aberta” terá preocupação com os cuidados e segurança devido ao enfrentamento da pandemia da covid-19, mas considerou que gradualmente a população passe a ocupar o local.
Já o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), defendeu que o projeto ainda precisa ser aperfeiçoado, porém, que ele deve ser importante para a população ter outra opção de lazer, acesso ao esporte e a cultura no município.
“Se prestarmos atenção na Bento aos finais de semana, nas calçadas tem muita gente fazendo atividade física, passeando, levando o cachorro, então queremos fazer uma experiência e que dê certo”, pontuou.
Edinho Silva também disse que a iniciativa da administração municipal permite que artistas de rua sejam incluídos nos projetos e atividades da Prefeitura.
“Será uma experiência também com esses artistas, com as atividades esportivas, atividades culturais e de lazer”, finalizou.