A Vigilância Epidemiológica de Araraquara realiza, nesta terça-feira (24), ações de combate a dengue, em diversos bairros da cidade.
Na Vila Xavier, Jardim Santa Lúcia, Parque Residencial São Paulo e Águas do Paiol os agentes realizam a vistoria casa a casa, em busca de possíveis criadouros.
Já a nebulização passará pelo Jardim Martinez, enquanto o fumacê será iniciado na região do Vale do Sol.
A vistoria é realizada em uma média de 30 mil casas por mês na cidade e em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada, porém vale considerar que 80% dos criadouros de dengue se encontram nas residências, o que torna ainda mais importante a permissão por parte dos moradores.
Números da epidemia
Segundo números divulgados nesta segunda-feira (23) pela Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 8.734 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 701 casos em fevereiro, 4.678 em março, 2.920 em abril e 285 em maio. Neste ano, 13 óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.
Atendimento
O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.
Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.