Roberto Schiavon
Estender as mãos às pessoas que se tornaram invisíveis para a sociedade. Esse é o objetivo da ONG Bem da Madrugada, que reúne cerca de 50 voluntários uma vez por mês para levar kits de donativos a moradores de rua de Araraquara.
“O que nos move é a satisfação de entregar um pouco de nosso tempo para fazer o bem para pessoas que são constantemente ignoradas pela sociedade”, destaca Amanda Mangolini, embaixadora da ONG Bem da Madrugada.
O projeto iniciou em São Paulo nos anos 2000 e, desde março deste ano, conta com um núcleo em Araraquara. Na cidade, participam principalmente estudantes universitários, mas todas as pessoas são bem-vindas a somar.
“Fazemos a entrega de kits de alimentos e higiene para a população em situação de rua, além da distribuição de roupas e calçados”, comentou Amanda.
Não existe uma data fixa para as ações, mas o ponto de encontro é sempre a Praça Pedro de Toledo. A partir deste local, os voluntários se encontram, montam os kits e saem pelas ruas da cidade, para procurar por moradores de rua e entregar as doações.
“São cerca de 60 kits por ação, que montamos na praça mesmo e depois saímos para entregar. Nosso objetivo é diminuir a invisibilidade da população de rua, levando afeto e dignidade”, explica a voluntária.
COMO PARTICIPAR
No momento, os voluntários precisam principalmente de doações de pasta de dente, escova de dente, sabonete, papel higiênico, bolacha doce, bolacha salgada, suco, achocolatados, bolinhos e água. Neste mês, a entrega dos kits está prevista para o dia 12.
Os interessados em doar ou em participar do projeto como voluntário podem entrar em contato pelo grupo de WhatsApp da ONG Bem da Madrugada em Araraquara, que está no instagram @bemdamadrugadaararaquara.