Boa Esperança do Sul – a 36 quilômetros de Araraquara – confirmou mais 24 casos de dengue, na última quarta-feira (1º). A cidade enfrenta uma epidemia da doença com 514 confirmações.
O número já representa 68% do total de confirmações do ano passado, que terminou com 755 registros. Desde o início de 2023, foram confirmados 107 casos em janeiro e 383 em fevereiro.
Segundo a prefeitura, desde o início de fevereiro, foram intensificadas as ações feitas casa a casa, bloqueios, limpeza de terrenos, retirada de entulhos, contratação emergencial de profissionais do setor de vetores e fumacês, mas é preciso apoio dos moradores.
VEJA TAMBÉM
Araraquara e outras cinco cidades podem receber de graça kit com nova antena parabólica
Ferroviária faz promoção de ingressos para ajudar o Litoral Norte
“Infelizmente, os agentes de vetores estão tendo muitas dificuldades em entrar nas casas das pessoas para fazer o bloqueio que é a nebulização interna. Tem pessoas que se negam, outras estão trabalhando, então de nada adianta nebulizar apenas 50% das residências e nas outras ter esse bloqueio, essa negação”, explicou a enfermeira de atenção básica, Natália Maria Ferraz.
“Os funcionários estão uniformizados, eles se apresentam e estão junto com os outros técnicos. A gente solicita que, por favor, que os moradores do município nos ajudem nessa causa da dengue“, reforçou.
ATENDIMENTO MÉDICO
O paciente que apresenta sintomas de dengue passa por avaliação médica no Dengário Municipal, onde é feita a coleta do exame. O resultado sai no mesmo dia e a Vigilância Epidemiológica é notificada.
O atendimento no dengário é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos finais de semana os atendimentos são feitos na Santa Casa da cidade.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS
- Sintomas da dengue clássica;
- Febre alta, de 39°C a 40°C, de início abrupto;
- dor de cabeça;
- dor muscular, óssea e articular;
- náusea e vômito;
- dor atrás dos olhos;
- manchas vermelhas e prurido (coceira) na pele;
- prostração (fraqueza);
- dor abdominal generalizada;
- pequenos sangramentos na gengiva, na urina e nos órgãos do sistema digestivo.
LEIA MAIS