Popularmente conhecida como Botox, a toxina botulínica é uma substância produzida a partir da bactéria clostridium botulinum, que quando manipulada em laboratório é capaz de paralisar o movimento dos músculos sem causar prejuízo ao local onde é aplicada. De acordo com a dentista especialista em harmonização orofacial Dra. Andressa Castro, o produto tem sido amplamente utilizado para prevenir o surgimento de rugas.
Segundo Andressa, para entender melhor o funcionamento do Botox é preciso saber que a passagem de estímulos elétricos entre um nervo e um músculo é feita com a liberação de uma substância chamada acetilcolina, liberada pelo nervo. “A toxina botulínica bloqueia a liberação desta substância e, portanto, paralisa a musculatura e impede a informação do estímulo elétrico de chegar até o músculo”.
Dessa forma, o processo de aplicação de Botox é capaz de atenuar as rugas dinâmicas que aparecem após a contração de músculos específicos (principalmente entre as sobrancelhas, testa e pés de galinha), o que consequentemente também previne o aparecimento das rugas estáticas, provenientes da idade e que surgem mesmo sem movimentos musculares.
“Lembrando que embora uma pele perfeita não exista, a substância já pode começar a ser utilizada por todos a partir dos 20 ou 25 anos de idade, especialmente como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão e contribuindo para um envelhecimento natural e saudável”, comenta Andressa.
Entre outras vantagens da aplicação de Botox, a especialista ressalta a melhora da autoestima e a possibilidade de deixar o rosto com aparência descansada e relaxada. “Lembrando ainda que esse tipo de tratamento é extremamente prático e pode ser realizado em apenas uma visita ao consultório”.