- Publicidade -
CotidianoBrasil confirma primeira morte por varíola dos macacos

Brasil confirma primeira morte por varíola dos macacos

Nesta semana, a cidade de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças

- Publicidade -

Ministério da Saúde registra primeira morte causada pela varíola dos macacos  (Foto: Reprodução/ EPTV Campinas)

- Publicidade -

  

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte causada pela varíola dos macacos. O óbito foi de um paciente com baixa imunidade, registrado em Uberlândia (MG). 

VARIOLA EM CRIANÇAS 
Nesta semana, a cidade de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças.

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. 
 
 
VEJA TAMBÉM  
 
Araraquara registrou mais 117 casos positivos de coronavírus
  
Semana fecha com previsão de chuva em Araraquara e região

SURGIMENTO
O primeiro caso europeu foi confirmado em 7 de maio em um indivíduo
que retornou à Inglaterra da Nigéria, onde a varíola dos macacos é endêmica. Desde então, países da Europa e da Ásia, assim como Estados Unidos, Canadá e Brasil, confirmaram casos.

- Publicidade -

TRANSMISSÃO
Identificada pela primeira vez em macacos, a doença viral geralmente se espalha por contato próximo e ocorre principalmente na África Ocidental e Central.
Raramente se espalhou para outros lugares, então essa nova onda de casos fora do continente causa preocupação. Existem duas cepas principais: a cepa do Congo, que é mais grave, com até 10% de mortalidade, e a cepa da África Ocidental, que tem uma taxa de mortalidade de cerca de 1%.

O vírus pode ser transmitido por meio do contato com lesões na pele e gotículas de uma pessoa contaminada, bem como através de objetos compartilhados, como roupas de cama e toalhas. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.

SINTOMAS 
Os sintomas se assemelham, em menor grau, aos observados no passado em indivíduos com varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas durante os primeiros cinco dias
. Erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), lesões, pústulas e, ao final, crostas. Segundo a OMS, os sintomas da doença duram de 14 a 21 dias.
 

LEIA MAIS   
 
Veja lista de destinos para viajar onde o real vale mais
 

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -