O calorão dos últimos dias já tem tido reflexo no comércio. Em Araraquara, os comerciantes comemoram as altas temperaturas como uma forma de melhorar as vendas prejudicadas com a pandemia.
Garrafinha dagua, açaí, água de coco, sorvete. Cada um tem um truque pra poder se refrescar nesses dias quentes de verão. Nesta segunda-feira (24), a Morada do Sol registrou máxima de 35°C.
A vendedora Mônica Dourado aproveitou o tempo quente para comprar um milk shake em uma sorveteria no centro da cidade.
“Araraquara é a Morada do Sol e já estamos acostumados com esse calorão. Mas hoje está demais, eu tive que tomar um sorvete pra refrescar”, contou
Quem ficou feliz foi Fabíola Gonçalves, a comerciante é proprietária de uma loja de chocolates e durante o verão reforçou os estoques de sorvete porque sabe que a sobremesa se torna o principal atrativo para os clientes.
“As vendas hoje são os sorvetes e bebidas geladas, todos querem se refrescar. A gente se programa para janeiro que apesar de ser um mês mais baixo de vendas é um mês alto para vendas de sorvete . Esperarmos que melhore e supra nossas expectativas nesse mês”, contou.
A comerciante frisou que o movimento ainda não é o mesmo de antes da pandemia, mas que dias quentes costumam estimular as vendas.
Se o calor nas ruas pode ser combatido com muita hidratação e guloseimas, dentro de casa, os preferidos dos consumidores tem sido os aparelhos de ar-condicionado e os ventiladores.
Adriano de Paula é gerente de uma loja de eletrodomésticos no centro de Araraquara e disse que as vendas destes produtos aumentaram em torno de 10% neste último final de semana.
Ele espera que o calor dure um pouquinho mais para que possa vender o que já tinha em estoque.
“As vendas de ventiladores, climatizadores e procura a por ar condicionado aumentaram muito. A gente acredita que até o carnaval o fluxo de vendas é maior , mesmo sendo mais difícil para todo mundo no começo do ano”, avaliou.
A aposentada Sueli do Carmo Gonçalves não aguentou o calor e foi atrás de um ventilador nesta manhã depois de não conseguir dormir devido a alta temperatura na cidade.
“O calorão tá demais, até dormi no chão essa noite, mas fico com medo de bicho. Comprei um ventilador para dormir um pouco melhor, né”, avaliou.