Uma câmera de monitoramento foi confundida com radar e imagens do equipamento viralizaram nas redes sociais, na noite da última terça-feira (22).
O autor do vídeo afirma que o equipamento é um radar instalado na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), próximo ao pontilhão da Barroso.
De acordo com a coordenadoria de Mobilidade Urbana, o equipamento foi instalado em diversos pontos da cidade, com o objetivo de dimensionar o tempo dos veículos nos semáforos e, assim, definir a sincronização dos mesmos e, assim, melhorar a fluidez no trânsito.
O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, explica que uma empresa especializada foi contratada por meio de licitação para prestar o serviço. “Foram instaladas câmeras de monitoramento. Por meio de um software sofisticado, essas câmeras fazem a contagem de veículos através das imagens”.
Nilson reforça que o equipamento foi instalado nas principais vias de trânsito da cidade. “Instalamos o equipamento, por exemplo, na Av. 36 (Padre Francisco Culturato), na Via Expressa, próximo ao Balão das Roseiras, na Alameda Rogério Pinto Ferraz e na Maurício Galli, próximo à rotatória “Princar”.
Ele acrescenta que o equipamento também foi instalado nas imediações da Hyundai próximo a futura fábrica da Estrella Galícia na SP-255. “Neste caso, ele vai nos ajudar a calcular e fazer o carregamento da futura demanda na marginal da rodovia SP-255”.
De acordo com o coordenador, a expectativa é que o equipamento ajude a melhorar a fluidez no trânsito. “Ele vai nos ajudar a definir o melhor tempo de sincronização dos semáforos, evitando assim possíveis congestionamentos”, conclui.