“Um lugar que foi tão bonito e está abandonado assim. Tenho muitas saudades de quando era limpo e bem cuidado”, comentou dona Elza Almeida Zacaro, 85 anos, vizinha do antigo Palmeirinha Esporte Clube Araraquara (PECA).
Localizado no Estádio Rubens Cruz, na Vila Xavier, o campo de futebol do Palmeirinha é alvo de reclamações e críticas de moradores.
Antigamente, o local foi palco de campeonatos amadores araraquarenses e tem uma grande memória afetiva com a cidade. Agora está tomado por mato alto, bichos peçonhentos e gatos abandonados.
“Nos anos 1980 e 1990, quando a Ferroviária estava no auge, vinham até times grandes treinar, São Paulo, Palmeiras e Santos. Hoje está abandonado, é um descaso, porque a prefeitura largou e nem trator passa aqui. Tem animais peçonhentos, gatos e isso vem de várias administrações” , apontou o morador Marcos do Carmo Zacaro, fiscal de patrimônio.
Inclusive a chave do portão do estádio fica com ele, que tenta “cuidar” do espaço invadido pelo abandono. “Tem que entrar de calça, blusa de manga comprida e bota aqui. Não dá mais para entrar”, apontou.
A família de Zacaro mora em frente ao estádio e presenciou a época de glória do espaço.
“O campo não está perdido mas precisa ser cuidado, precisa limpar, aqui é um lugar bom de morar, falta atenção. Tem muita história bonita e lembrança boa desse tempo que era bem cuidado”, apontou dona Elza.
O QUE DIZ A PREFEITURA
A Prefeitura de Araraquara adquiriu o campo de futebol do Palmeirinha em 2009. Segundo a administração municipal, o imóvel está em processo de licitação, sendo que a última tentativa de venda se deu em 12 de julho de 2021.
No decorrer dos anos, foram vários propostas de compra, porém sem sucesso. O valor do lendário imóvel está em pouco mais de R$ 1,5 milhão.
Em nota, a Prefeitura apontou que a pandemia da covid-19 priorizou os investimentos à doença e houve suspensão de algumas licitações.
“A secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos está concluindo a licitação para contratação de equipe de roçada para retomada do serviço em vários pontos, incluindo essa região do campo. A pandemia de Covid-19 exigiu que a Prefeitura Municipal priorizasse seus investimentos em ações de combate à doença, suspendendo, dessa forma, algumas licitações, projetos e contratos”, informou a Prefeitura.
Ainda segundo a Prefeitura, com a situação epidemiológica estável, será possível retomar a contratação de projetos e realização de licitações para investimentos do município na área de manutenção.
“O imóvel encontra-se em processo de venda, cuja tentativa mais recente ocorreu no dia 12 de julho deste ano”, finalizou a nota.