Candidatos concluíram, nesta segunda-feira (15), o segundo dia de provas do vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (Unesp).
Devido à pandemia, a primeira fase do vestibular foi dividida em dois dias. Ao todo, quase oito mil vagas são oferecidas em 24 cidades do Estado.
Nem mesmo o forte calor de Araraquara atrapalhou o otimismo dos candidatos que prestaram a prova em uma universidade particular no Jardim dos Manacás.
O estudante Felipe Melo Pereira, por exemplo, mora em São Carlos e veio confiante para prestar a prova em Araraquara.
“Não é a primeira vez que estou prestando, mas vim de outra cidade, então acordei mais cedo”, afirmou à reportagem da CBN Araraquara.
Artur Tiberti Ramos está prestando Arquitetura e disse que ao longo do ano se preparou bastante para esse momento. Apesar disso, confessou estar tenso.
“A preparação foi feita ao longo do ano inteiro, com simulado, apostila de exercícios, vídeo aula e ontem, como não consigo ficar suave um dia antes, tive que rever algo e bateu aquela dúvida sobre ter ou não estudado tudo”.
A Maria Luiza Magalhães também ressaltou a importância da preparação durante todo o ano. Segundo ela, a internet foi uma importante aliada em meio à pandemia da covid-19.
“Durante os três anos do ensino médio tenho me preparado e estudado em casa, procurado materiais na internet, principalmente durante a pandemia que agravou a situação toda. Tenho me preparado da forma que tenho conseguido para mandar bem no vestibular”, explicou.
Para esse momento de ansiedade, a família toda da Maria foi para a porta do local de prova para incentivá-la. A mãe, Olívia, disse que fica tensa com a família para o vestibular.
“Ficamos nervosos, sofremos juntos, vimos o empenho dela durante esse ano mesmo com pandemia. Ficamos preocupados, nervosos, mas incentivando e felizes. Torcemos juntos, chegamos até aqui estudando e apoiando”, relatou.
Araraquara é a cidade com o maior número de candidatos: 2.494 ao todo, sendo que 1.125 fizeram a prova no domingo (14) e 1.369 nesta segunda.