- Publicidade -
CotidianoCasal de confeiteiros faz homenagem “doce” à Araraquara

Casal de confeiteiros faz homenagem “doce” à Araraquara

Homenagem para o aniversário da Morada do Sol veio em forma de cheesecake de laranja vegano e críticas à exploração animal
 

- Publicidade -

 

Homenagem para o aniversário da Morada do Sol veio em forma de cheesecake de laranja vegano
Homenagem para o aniversário da Morada do Sol veio em forma de cheesecake de laranja vegano

 

- Publicidade -

 

 

O cheiro cítrico de laranja que permeia parte de Araraquara foi inspiração para um casal de confeiteiros da cidade. 

O cozinheiro araraquarense Rudá de Jesus e a confeiteira Júlia Barbara criaram a cheesecake de laranja flambada “Suzette”, para o  aniversário da Morada do Sol. 

Segundo o casal, a homenagem em forma de sobremesa foi uma maneira de valorizar a cidade e os ingredientes tão comuns na região, como a famosa fruta.

- Publicidade -

“Nos últimos tempos percebemos Araraquara muito mais como um lar e nosso lugar de efetiva atuação. Portanto, no início deste mês tentamos pensar em receitas que valorizassem a cidade e a identidade dos ingredientes tão comuns da região e decidimos destacar a laranja, tão comum e significativa para Araraquara. É uma forma de homenagear”, contaram. 

 

LEIA TAMBÉM

Rua 5: conheça a história da rua mais bonita de Araraquara

Araraquara apresenta teatro sobre atrizes negras na história do Brasil

No início da pandemia, em 2020, Rudá e Júlia iniciaram a Karuru Vegan, e desde então se dedicam à produção de alimentação vegana e artesanal.

O nome veio de uma planc (planta alimentícia não convencional) muito comum nas calçadas da Morada.

“Desde que escolhemos o nome da planta Karuru para definir nossa identidade de resistência, percebemos como Araraquara tem um solo muito bom tanto para plantas como para nós”, comenta Rudá.

CULINÁRIA VEGANA
Os confeiteiros fazem todos os doces com ingredientes veganos, ou seja, livre de origem animal e derivados, como ovos, leite e queijo.

 Agora, como seria uma cheesecake vegana? O casal produz queijos com castanha de caju e amendoim, substituindo assim o queijo convencional usado em receitas tradicionais. 

“É curioso que nos últimos anos a alta gastronomia e seus novos expoentes parecem acreditar que a única forma de homenagear suas raízes caipiras ou uma memória do interior paulista é através de pratos 100% pautados na exploração animal. Mas nós acreditamos que é possível prestar uma homenagem ou se inspirar na cultura do interior de uma forma livre de crueldade e exploração animal. Todos os ingredientes são de origem vegetal”, reforçam. 

Para finalizar, uma geleia doce e cítrica de laranja foi desenvolvida por eles, e a receita leva também um toque de raspas cristalizadas da fruta, limão e raminho de hortelã, em uma combinação aromática.

INSPIRAÇÃO FRANCESA
A cheesecake feita para Araraquara tem o nome inspirado em uma sobremesa francesa, o crepe Suzette.

“O nome tem inspiração no que provavelmente é uma das mais famosas sobremesas a base de laranja, o crepe Suzette, um crepe flambado com laranja e especiarias” contaram. 
No ano passado, o casal já havia pensado em prestar uma homenagem doce à cidade, mas seria uma torta de laranja com chocolate.  

Porém, desenvolveram uma geleia cítrica e começaram a produzir raspas cristalizadas de laranja e limão. O processo é bem artesanal e dura até 15 dias para tirar o amargor típico da fruta. 

 

Cheesecake de laranja vegano tem toque aromático (Foto:Divulgação/ Karuru Vegan)
Cheesecake de laranja vegano tem toque aromático (Foto:Divulgação/ Karuru Vegan)

 “No ano passado já tínhamos pensado em fazer uma torta com laranja no aniversário da cidade. Mas após começarmos a estudar alguns processos diferentes e desenvolver uma geleia bem docinha e cítrica e produzir nossas próprias raspas cristalizadas, a partir do processo de extração do óleo de saccharum, onde deixamos as raspas em uma embalagem a vácuo por cerca de 15 dias”

Eles explicaram que nesse período, o óleo é liberado das raspas deixando-as livres de amargor e com um sabor e textura ideais para serem cristalizadas. 

Para os confeiteiros, a cozinha é um lugar de criatividade e ousadia. “Como a cozinha também é um lugar para acima de tudo explorar a criatividade, optamos por ousar nos sabores e técnicas e apresentar o que acreditamos ser uma ótima experiência para o paladar”, concluíram. 

A cheesecake Suzette tem 600 gramas e custa R$ 40. Já o prazo para produção é de até dois dias. Confira outras opções veganas no perfil do casal no Instagram: https://www.instagram.com/karuruvegan/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -