Papai Noel, árvore de Natal, presépio, renas, pisca-pisca, bonecos de neve e ovelhas encantam quem passa na frente da casa da dona de casa Lígia Aparecida Ribeiro Celil, 59 anos. É o espírito do Natal com suas luzes e muito encantamento.
Há 25 anos, ela enfeita sua garagem na Avenida Alagoas, no Jardim Silvânia (Vila Xavier). Dona Lígia faz tudo sozinha, da instalação elétrica as decorações.
“Eu comecei com um Papai Noel pequeno iluminado no jardim, e enfeitava com pisca-pisca, e foi crescendo a cada ano. Comecei a viajar para São Paulo para comprar e hoje meus filhos sempre trazem algo novo”, comentou.
A dona de casa contou que durante todo ano as pessoas perguntam sobre a decoração de Natal e aguardam a data para levarem as crianças.
“A minha casa é conhecida como a Casa do Papai Noel e todo mundo me cobra a decoração, as crianças aqui perto da creche, os vizinhos. Não posso deixar de montar, fico feliz que as pessoas gostam. O presépio é meu xodó”, disse.
Já a aposentada Ivete Maria Coronato, de 65 anos, é outra entusiasta do Natal. Para ela é uma realização ver as crianças e famílias felizes em frente à garagem natalina iluminada. Ivete mora na Rua Mato Grosso, em frente à caixa d´água na Vila Xavier.
“Eu amo muito o Natal, e faz uns cinco anos que eu faço a iluminação. E me sinto muito feliz de ver as crianças parando a noite e cantando com Papai Noel, pra mim é uma realização muito grande. Quando chega o dia 15 de novembro já começamos a montar tudo”, contou.
PISCA PISCA MAIS CARO
Com o aumento da conta de luz, Lígia contou que tem ligado as luzes das 19h às 22h, e não comprou mais enfeites esse ano devido ao aumento dos preços em geral.
“Esse ano eu não acrescentei nada, porque está tudo muito caro esse ano, a energia tá caríssima, então eu ligo 19h às 22h, porque senão fica muito alta a conta de luz”, observou.
Para ela, muitas pessoas não iluminaram as casas esse ano devido ao aumento da energia elétrica e valores dos enfeites.
“Acho que é por isso que a cidade está desmotivada na decoração, está tudo muito caro. Eu estou achando o Natal aqui bem parado”, avaliou.
Dona Ivete decidiu comprar alguns enfeites antecipadamente este ano. Aos poucos, ela quer completar a garagem inteira. Mas notou que os artigos natalinos estão bem mais inflacionados.
“Vou aumentando a cada ano e comprando antecipado, a minha intenção é completar a garagem toda. Eu fui atrás de mais coisas e achei tudo muito caro, mas quando eu quero algo de Natal eu não meço esforço”, comentou.
NATAL ESPECIAL
Apesar dos valores mais altos, as duas concordaram que 2021 é um ano especial já que as famílias irão se reunir após dois anos de pandemia.
“Esse ano é um ano especial, passamos por dois anos de pandemia, sofrimento, morte, muita gente perdeu família, filho, amigos. Vamos reunir as famílias com segurança, dar um abraço apertado porque o ano passado não podemos dar, né”, avaliou Lígia.
Dona Ivete complementou: ” É uma data que amo muito e agora com cinco netos minha alegria é maior ainda pra fazer para eles, é muito gratificante ver eles cantando junto com o Papai Noel . É uma vez só por ano e me sinto bem em alegrar a vida dos outros que passam aqui e param”, conclui.
ONDE FICAM?
Avenida Alagoas 116 (Vila Xavier)
Rua Mato Grosso em frente a caixa d´água do Daae (Vila Xavier)