A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – órgão público federal responsável pela produção de dados e informações oficiais de natureza geográfica, estatística, demográfica e socioeconômica -, iniciou a realização do Censo Demográfico 2022, que constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do Brasil e em seus recortes territoriais internos.
Um dos diversos desafios que envolvem uma operação deste porte está em lidar com a questão da insegurança, que pode gerar na população um receio em atender os entrevistadores. Por este motivo, o IBGE salienta que adota várias ações para evitar esse problema, como a uniformização dos recenseadores, cuja identidade pode ser checada online em tempo real. Outras alternativas buscadas pelo órgão são parcerias locais com instituições públicas e privadas de segurança, como Polícia Militar, Guarda Civil, empresas de segurança privada, entre outras.
Qualquer cidadão pode conferir a identidade dos funcionários do IBGE (efetivos e temporários) através do site oficial da instituição: https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html. Para tal, basta informar RG, CPF ou a matrícula do funcionário. Desta forma, é possível confirmar a identidade dos agentes censitários e recenseadores que estão em campo.
VEJA TAMBÉM
Veja a atuação dos vereadores de Araraquara nos últimos 6 meses
Araraquara gasta mais de R$ 72 mi com serviços terceirizados
As atividades censitárias serão realizadas em duas etapas: a primeira consiste na Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, na qual os agentes censitários supervisores percorrem as ruas para avaliar questões de infraestrutura urbana, como a pavimentação das vias, iluminação pública, condições de acessibilidade, arborização, entre outras. Essa pesquisa está sendo realizada desde o dia 20 de junho, em todo o país. Já a segunda etapa, que será executada pelos recenseadores a partir de 1º de agosto, compreende a visitação dos domicílios e a aplicação de questionários junto aos seus moradores, com o objetivo de realizar a contagem da população e coletar dados sobre suas características.
Para que tenhamos sucesso na operação do Censo, é solicitado a cada cidadão sua colaboração para atender o IBGE e prestar as informações de forma segura. O IBGE fica à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários pelos telefones (16) 3322-1410 e (16) 3322-8128, ou pelos e-mails karina.campaner@ibge.gov.br e ana.reboucas@ibge.gov.br.
LEIA MAIS