Após seis meses, um dos principais desafios para a conclusão do Censo 2022 é o número alto de recusas para responder ao questionário. Em Araraquara, a taxa de pessoas que se negaram a fornecer as informações está abaixo das médias nacional e do estado.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), enquanto no Brasil a taxa de recusa é de 2,43%, aqui é de 1,5%. Em São Paulo, este percentual sobe para 4,49%.
Para o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte, várias formas de recusas foram observadas durante a operação. “Em algumas situações durante a abordagem o recenseador percebe que tem gente em casa, mas a pessoa não quer atender. Ou então o recenseador deixa uma folha de recado na caixa dos correios ou por debaixo da porta, mas não tem retorno”, disse.
VEJA TAMBÉM
Em Araraquara, valor da cesta básica cai para R$ 952 em janeiro
Araraquara deve iniciar novas obras emergenciais na próxima semana
Em outros casos, o morador chega a atender o recenseador, mas pede que ele retorne em outro momento e, após sucessivas voltas em horários alternativos, recebe a mesma resposta. Essa situação é considerada pela equipe técnica do Censo como uma forma velada de recusa.
Segundo Luciano Duarte, os recenseadores recebem instruções durante o treinamento para identificar quando há pessoas morando na casa. “Ele vai, por exemplo, avaliar se tem cachorro em casa, se tem planta, se tem roupa no varal e, a partir daí, vai ter um indicativo de que, embora não tenha ninguém em casa naquele momento, aquele domicílio é uma unidade habitada”, explicou.
AUSENTES
Além de altos níveis de recusas, o Censo 2022 também tem registrado percentuais elevados de moradores ausentes. Com 2% dos domicílios nesta situação, Araraquara novamente está abaixo das médias nacional e estadual, que tem registrado 4,62% e 8,04%, respectivamente.
BALANÇO
Até o dia 31 de janeiro, 186 milhões de pessoas, em 65,6 milhões de domicílios, foram recenseadas, o equivalente a 89% da população brasileira. Em Araraquara, 88% do Censo já foi concluído e 11,6% estão em andamento.
DISQUE CENSO
Quem ainda não foi recenseado pode ligar para o Disque-Censo através do 137, que foi disponibilizado desde o fim do ano passado para que os moradores possam solicitar a visita de um recenseador.
Outro canal é o 0800 721 8181 que estará disponível até o dia 20 de fevereiro, além das agências do IBGE.
LEIA MAIS
Carnaval de rua de SP tem queda de quase 25% em blocos e desfiles