As verduras e os legumes estão mais caros neste começo de ano. A mudança climática e chuvas intensas de janeiro tem castigado as hortaliças, como a alface , uma das mais consumidas pelo brasileiro.
As hortaliças estão frescas porém o pacote está menor. A dona de casa Lucia Frata comentou que procura escolher bem o que comprar nessa época devido ao preço.
” A batata ainda está com preço bom, mas a verduras estão caras demais , devemos saber o que comprar, porque está pesando no orçamento”, apontou.
O gerente de supermercado Marcelo José Furlan Piola explica que as chuvas intensas de janeiro castigam as hortaliças, como a alface.
“As folhas acabam ficando muito melosas e as chuvas causam estragos maiores na lavoura. Os produtos vem em qualidade inferior, com folhas menores devido a fortes chuvas que caem nelas, bem diferente da qualidade do final de ano”, avaliou.
O preço do pé de alface continua o mesmo do período antes da chuva, porém vem menos quantidade no pacote. Já alguns legumes tiveram um aumento considerável nesta semana, como a berinjela, cenoura e abobrinha, devido ao excesso de água na plantação.
São alimentos que sofrem diretamente com as mudanças climáticas, e que fazem parte da rotina alimentar de muitos consumidores.
Mas a dentista Cristina Oliveira ainda prefere pagar mais caro nessa época e explicou o por quê. “Eu não consigo ficar sem verdura e legumes, e o remédio é mais caro que o alimento”, concluiu.