Com a previsão de queda brusca na temperatura, o araraquarense que pretende fazer um bate e volta no feriado prolongado pode aproveitar os municípios considerados Estâncias Climáticas. A região Central e o Estado de São Paulo são ricos em opções e o acidade on listou cinco delas.
Entre as sugestões apresentadas pelo professor de Geografia aplicada ao Turismo e Guia de Turismo, Antonio Laureano Filho, estão municípios com trajetos em no máximo três horas: Analândia, Bragança Paulista, Caconde, Morungaba e Santa Rita do Passa Quatro.
“Essas cidades além de serem estâncias climáticas, porque no inverno possuem atrativos relacionados ao frio, também têm vasta rede hoteleira, diversificados meios de hospedagem e vários restaurantes, inclusive, aqueles especializados em culinária típica de inverno”, disse.
Segundo o especialista, o Estado de São Paulo possui aproximadamente 70 cidades com o título de Estâncias Turísticas, divididas em Turísticas, Balneárias, Hidrominerais e Climáticas. “Para quem quer curtir as temperaturas mais baixas do outono ou inverno, a dica é visitar as cidades com o título de Estância Climática”, defendeu.
“São cidades que possuem baixa temperatura como principal atrativo turístico e, geralmente, estão em regiões serranas ou com maior altitude média. Essas cidades possuem infraestrutura adequada para receber o turista que gosta de temperaturas mais baixas”, concluiu.
QUEDA BRUSCA DE TEMPERATURA
O feriado prolongado deve registrar baixa temperatura na maioria dos municípios da região Central. Em Araraquara, por exemplo, nesta sexta-feira (15), os termômetros devem variar entre 15 e 23 graus. Na madrugada deste sábado (16), a mínima pode chegar aos 11 graus.
A máxima começa a aumentar, segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), a partir de terça-feira (19) quando deve ser registrado 26 graus nos termômetros. A mínima ainda segue baixa, podendo ficar ao longo de toda a semana em 14 graus.
1 – ANALÂNDIA
Localizada a quase 90 quilômetros de Araraquara, Analândia pode oferecer refúgios naturais e possui vocação para o turismo ecológico. O município possui dois morros que oferecem paisagens de tirar o fôlego: do Cuscuzeiro e do Camelo. Há ainda opção para cavalgadas, caminhadas, escaladas, rapel, cicloturismo, exploração de cavernas e voo livre.
2 – BRAGANÇA PAULISTA
Localizada a quase 250 quilômetros de Araraquara, Bragança Paulista compõe o circuito turístico entre Serras e Águas e possui como ponto forte a gastronomia, por ser conhecida como Capital Nacional da Linguiça. Na região há uma excelente oferta da iguaria, com eventos anuais, como a Festa da Linguiça. Também oferece aos turistas inúmeras atrações culturais, extensas áreas verdes e de lazer.
3 – CACONDE
Na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, Caconde possui potencial turístico extraordinário, devido às duas cachoeiras, vegetações, festivais e cultura. O município está localizado a quase 200 quilômetros de Araraquara e oferece boas opções para quem busca refúgios naturais e até mesmo esportes de aventura. Há ainda festivais de música e festas regionais que acontecem mensalmente. Caconde pertence à região turística Vales do Rio Pardo e integra o Circuito do Café com Leite São Paulo-Minas.
4 – MORUNGABA
Com topografia levemente acentuada, Morungaba tem clima tropical de altitude, com temperatura média que varia entre 18 e 26 graus, uma vez que está inserida em um sistema ecológico com muito ar puro. A cidade está a quase 230 quilômetros de Araraquara, oferece tranquilidade para curar qualquer estresse e águas com propriedades radioativas e medicinais. O destino possui tradição de bom clima, belas paisagens e é conhecido pelos doces artesanais. Morungaba é uma das dez cidades que integram o Circuito das Frutas.
5 – SANTA RITA DO PASSA QUATRO
Santa Rita do Passa Quatro, localizada a quase 130 quilômetros de Araraquara, é conhecida não apenas por suas belezas naturais, mas por cultura e tradição. O município possui clima agradável devido à localização recebe turistas em busca de tranquilidade, contato com a natureza e até mesmo aventura. A cidade possui um “filho” famoso, Zequinha de Abreu (José Gomes de Abreu), músico, compositor e instrumentalista. Santa Rita possui cachoeiras, reserva florestal e o Deserto do Alemão, formado por erosões e dunas. Há ainda o Cristo Redentor no Morro do Itatiaia, com mirante e restaurante panorâmico.