- Publicidade -
CotidianoCom aumento de 20% do consumo de água durante período de seca, Daae faz alerta à população

Com aumento de 20% do consumo de água durante período de seca, Daae faz alerta à população

Araraquara registrou um déficit hídrico por causa da pouca quantidade de chuvas nos quatro primeiros meses de 2024, com 40% a menos do previsto se comparado à média do mesmo período dos últimos dois anos

- Publicidade -

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Araraquara divulgou um comunicado nesta quarta-feira (15) pedindo atenção da população para o consumo adequado e racional da água.

Segundo o departamento, nos últimos 15 dias, houve um aumento médio de 20% no consumo de água do município, que se intensifica aos fins de semana.

- Publicidade -

Ainda de acordo com a pasta, este ano Araraquara registrou um déficit hídrico devido à pouca quantidade de chuvas nos quatro primeiros meses de 2024, com 40% a menos de chuvas se comparado à média do mesmo período dos últimos dois anos.

“Cabe lembrar que em Araraquara, 35% de toda água distribuída pelo Daae é captada de córregos e rios existentes no município, e que, os reservatórios de duas, das três destas captações, já apresentam redução significativa de volumes nos dias e horários de maior consumo, o que impacta diretamente num total de quase 85 mil pessoas usuárias dos serviços. Economize e use a água potável de forma racional. Colabore com a cidade e o meio ambiente!”, disse em comunicado nas redes sociais.

Sem chuvas há quase um mês

Araraquara está sem chuva há 28 dias. De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, a última vez que choveu na cidade foi em 18 de abril, com um volume de apenas 7,4 milímetros, considerado baixo.

Segundo o Climatempo, só deve chover em Araraquara no próximo domingo (19). O volume esperado deve continuar baixo, de apenas 5 milímetros, com pancadas à tarde e à noite.

- Publicidade -

Araraquara possui abastecimento misto de água, com 70% da cidade abastecida por águas subterrâneas e outros 30% por águas superficiais. Segundo o Daae, apesar da situação hídrica, ainda não há risco do desabastecimento da rede.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -