Roberto Schiavon
Uma mulher de Araraquara, Nelciza de Jesus dos Santos, 68 anos, aguarda há 45 dias por exame de radiografia que precisa ser realizado na Santa Casa. Enquanto isso, sofre com dores e inchaço na barriga. “Precisamos da radiografia contrastada enema opaco, para identificar o problema no estômago. O médico pediu prioridade”, relatou Silvana dos Santos, 31 anos, filha da paciente.
A Prefeitura diz que a paciente já fez outros exames que avaliam o trato digestivo baixo e que não havia pedido na regulação por essa radiografia específica, no entanto, reavalia o caso para providenciar o exame.
APARELHO QUEBRADO
Silvana enviou à reportagem cópias de e-mail recebidos da Secretaria Municipal de Saúde, informando a família que o aparelho está quebrado e sem previsão de retorno do funcionamento.
Ainda segundo o e-mail, havia outro aparelho no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Américo Brasiliense, mas este foi desativado definitivamente e a unidade aguarda a aquisição de novo aparelho pelo Governo Estadual, gestor do AME.
Por fim, o e-mail diz que as clínicas particulares de exames de imagem não estão ofertando este serviço para a Prefeitura, devido à alta demanda, e uma das clínicas informou que poderia agendar o serviço no prazo de quatro ou cinco meses.
“Minha mãe está tomando medicamento para dor, mas não consegue nem se alimentar direito, porque dói a boca do estômago”, disse Silvana.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que acompanha o caso da paciente Nelciza de Jesus dos Santos.
“Ela já fez pHmetria, endoscopia digestiva alta e ultrassom abdominal, que avaliam o trato digestivo alto. Não havia pedido na regulação do exame enema opaco, que avalia o trato digestivo baixo. Por isso, neste momento, a Saúde está reavaliando o caso para providenciar o exame que a paciente necessita”, diz a nota.
SANTA CASA
Também por meio de nota, a Santa Casa de Araraquara disse que o aparelho de RX Telecomandado está passando por manutenção corretiva e preventiva e que a previsão é que volte a funcionar até a próxima quarta-feira (11).
“O aparelho está inoperante há cerca de uma semana”, conclui a nota.