O Sérgio e o Cícero são moradores do Parque Gramado II, na zona leste de Araraquara, e não conseguem utilizar a garagem da própria casa. Eles moram em duas esquinas e uma das vias está tomada por mato, tornando os acessos totalmente inutilizados.
O problema fica na Avenida Armando Fedato via que não é pavimentada e que sofre com a falta de zeladoria, como limpeza urbana. Problema que, segundo eles, já se arrasta há mais de 10 anos.
O motorista de aplicativo, Sérgio Scarelli, de 51 anos, mora na Rua São José do Rio Preto. Mas, um dos acessos a sua casa é pela avenida. Ele conta que o local foi esquecido.
“Não passa ninguém para ver. O mato tomou conta e não tem como passar. A gente fica esperando uma solução”, afirma.
A vegetação já cobre metade dos postes e avança sobre as calçadas. O local também se tornou ponto de descarte de lixo e entulho. Outro problema é a água empossada. VEJA GALERIA DE FOTOS ABAIXO.
Em outra esquina mora o motorista Cícero Braz Silva Lima, 35. O portão da casa que leva à garagem fica na avenida problemática. “Aquele esquece, não entra mais”, conta.
O motorista lembra que a pavimentação da via ficou na promessa. Sem o asfalto e com muito mato, existe a preocupação com a segurança dos moradores e o receio de animais peçonhentos e outros insetos.
“Você chega em casa no final da tarde e tem enxame de mosquito”, diz. “Fora que o pessoal não respeita e joga entulho”, completa.
A Avenida Armando Fedato seria um dos acessos à via Abdo Najm. A promessa é que o trecho, quando construído, agilize o fluxo de veículos e diminuía trajetos, já que, hoje, é preciso desviar por dentro do bairro.
Os moradores acreditam que com a pavimentação, além de resolver os problemas de zeladoria, o bairro será valorizado. “As coisas que a gente quer é para melhorar, mas o governo não ajuda”, finaliza Cícero.
FALA, PREFEITURA
Por meio de nota, a Prefeitura de Araraquara disse que o serviço de zeladoria e manutenção da cidade está sendo levado aos bairros, neste momento, por meio do programa Prefeitura nos Bairros. O cronograma é atualizado no site oficial.
“A previsão é permanecer por cerca de 10 dias nos bairros, resolvendo demandas como tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, dentre outros”, diz.
Segundo o município, “paralelamente a este mutirão de ações, as equipes de combate à dengue estão circulando pela cidade, com bloqueios e arrastões aos sábados, com foco na retirada de possíveis criadouros do Aedes Aegypti”.
A nota lembra ainda que denúncias de terrenos e imóveis com possíveis criadouros, além de descarte irregular de lixo e entulho, podem ser feitas à Vigilância Epidemiológica pelo telefone gratuito 0800 774 0440, ou por meio do WhatsApp da Prefeitura: (16) 99760-1190.
Sobre a falta de asfalto e previsão para pavimentação no trecho, não houve resposta.
WHATSAPP DO ON
Seu endereço está com o mesmo problema? Seu bairro precisa de atenção? Participe enviando sua reclamação e sugestão de reportagem para o WhatsApp do acidade on. O telefone é o 16-9-9151-3088.