O Comedouro para Aves, instalado pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade no CER Leonor Mendes de Barros (Parque Infantil) no mês passado, começou a atrair suas primeiras espécies e a despertar a curiosidade das crianças.
De acordo com a gerência de Áreas de Proteção Ambiente, já foram registradas sete espécies no Comedouro: sanhaço-cinzento, sanhaço-do-coqueiro, saíra-amarela, sabiá-poca, fim-fim, bem-te-vi, e o Tiê-preto, ave que só tinha sido registrada em fragmentos em áreas rurais.
O gerente de Áreas de Proteção Ambiental, João Henrique Barbosa, afirma que a iniciativa já é considerada um sucesso por conta da frequência dessas espécies de aves.
“Esse é só o começo, esperamos mais de 20 espécies frequentem o comedouro nos próximos meses”. Ele reforça que o principal resultado está nas crianças que participam ativamente do projeto, trocando as frutas e acompanhando o comedouro de perto. “Elas têm aprendido sobre as frutas, o formato, o cheiro, as cores, a diferença entre as sementes, além de conhecer frutas diferentes para elas como a fruta-do-conde, carambola, entre outras”.
A diretora do CER Leonor Mendes de Barros, Sandra Aparecida De Paula Silva, também destaca o sucesso no desenvolvimento do projeto e o envolvimento dos alunos.
“Eles têm participado de maneira ativa, fazendo a observação e o acompanhamento das frutas diariamente aos pássaros. Os professores têm trabalhado a importância do meio ambiente, dos pássaros e das frutas que as crianças colocam no comedouro”.
Ela salienta que cada semana é uma turma que faz a troca das frutas e faz o registro das observações. “O professor aproveita para mostrar as frutas, muitas até desconhecidas pelas crianças, mostram as sementes, pois as frutas vêm inteiras e o professor escolhe junto com a turma, faz este trabalho de conscientização dos alimentos também”.
Segundo a diretora, a iniciativa tem auxiliado no aprendizado e desenvolvimento das crianças. “Esta iniciativa tem ajudado a criança a saber da importância do meio ambiente, da preservação da natureza, o respeito, o cuidado e o resultado tem sido muito satisfatório”, concluiu Sandra.
Cabe lembrar que a ação conta com a parceria da secretaria Municipal da Educação, do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), da associação “Amigos do Parque Infantil”, do varejão “Passarinho” e faz parte do projeto “Biodiversidade no Parque”, que visa atrair novas espécies de aves para o local.