Nesta segunda feira (08) é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, um tipo de lipídio (substância gordurosa), produzido parte pelo nosso próprio organismo e outra pela alimentação que ingerimos.
E quando não controlado, o colesterol pode causar graves problemas à saúde do ser humano.
Quando associado à doenças como diabetes e pressão alta, torna-se fator de risco vascular e aumenta a incidência de AVC, morte súbita e doença coronariana. As enfermidades cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil.
PREVENÇÃO
Segundo a médica Ana Paula Urdiales Garcia, o principal recado a ser reforçado neste Dia Combate ao Colesterol é a importância da prevenção.
“Faça sempre os exames recomendados para a sua faixa etária e realize consultas periódicas com seu médico, que avaliará a necessidade, ou não, de medicamentos”, recomenda.
Além desse acompanhamento profissional, a especialista afirma que alguns hábitos do cotidiano podem ser decisivos para o equilíbrio do colesterol, como prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, com baixo consumo de açúcares, bebidas alcoólicas e comida processada.
“Tudo isso impulsiona o colesterol ruim (LDL). A dica é consumir alimentos ricos em HDL, o colesterol bom, que pode ser encontrado em peixes, por exemplo,”, finaliza.