Parte da mata na comunidade Matoca, em Araraquara, pegou fogo no final de julho, afetando um espaço estimado em cinco alqueires.
De acordo com a empreendedora regenerativa Viviane Noda, de 30 anos, as áreas mais devastadas estão perto das nascentes, onde um processo de plantio e cuidados já havia começado.
Viviane trabalha na área de meio ambiente há oito anos. “A gente criou um canal no Youtube, que chama PorQueNão?, e viajamos o Brasil buscando pessoas que trabalham iniciativas sustentáveis. Estamos em Araraquara há quase três anos”, explica.
A Matoca é uma comunidade regenerativa. “Viemos para cá com o objetivo de construir esse espaço rural na comunidade. É regenerativa porque todo aquele espaço que estava abandonado estamos fazendo de tudo para recuperar, manter os animais e viver lá de uma forma que não impacte o meio-ambiente ou impacte o mínimo possível”, afirma.
As casas são construídas com materiais naturais, como barro e bambu. “A gente faz agricultura agroflorestal, que é orgânica, mistura árvores nativas, árvores frutíferas e outros alimentos”, conta.
Com parte desta área devastada por um incêndio, a comunidade está arrecadando doações. “Nosso objetivo com essa arrecadação é fazer o plantio na área que foi degradada. A gente quer fazer aquele espaço virar um espaço nosso de preservação da mata atlântica daquela região. Ter um lugar de habitat para os seres vivos”, afirma.
Quem quiser colaborar pode doar por meio de transferência bancária. A chave PIX é vivianenoda.m@gmail.com. É possível conhecer mais sobre a Matoca no instagram @a.matoca e conhecer mais sobre o trabalho da Viviane no canal do Youtube (www.youtube.com/user/ProjetoPorQueNao).