Um homem de 26 anos se entregou voluntariamente à Polícia Militar, no último domingo (25), em Araraquara, depois de um ano fugido do sistema prisional, onde cumpria pena pelo crime de tráfico de drogas.
Ao lado de um primo, ele procurou a sede da 1ª Companhia da PM, no Jardim Nova América, dizendo ser procurado pela Justiça desde 2023, quando não retornou ao CPP II (Centro de Progressão Penitenciária) de Bauru.
O homem foi condenado em 2021 pela 1ª Vara Criminal de São Carlos à pena de cinco anos de prisão, inicialmente em regime fechado, além de 583 dias-multa. Em agosto de 2022, ele conseguiu a progressão para o semi-aberto.
Porém, em abril do ano passado, ele foi considerado foragido por não retornar ao CPP. Diante da falta disciplinar grave, a Justiça converteu novamente a prisão para o regime fechado.
Após se apresentar voluntariamente, os policiais consultaram a Central Nacional de Mandados e confirmaram a existência do mandado de prisão contra o condenado.
Ele foi conduzido ao Plantão Policial, onde o caso foi registrado como captura de procurado. Na sequência, ficou à disposição da Justiça.