5, 4, 3, 2, 1…Feliz ano novo! Ciclo novo, energia renovada e muita esperança para o ano que se inicia.
A passagem do ano é um momento de reflexão, reencontros e também de muita simpatia para atrair sorte, paz, saúde, felicidade e prosperidade.
A taróloga Priscila Grifoni apontou que a maioria das pessoas tem o sentimento de que tudo pode ser diferente no próximo ano e realizam rituais como o ponto de partida para a nova jornada que se inicia.
“Um novo ano significa um novo ciclo, é quando todas as pessoas têm aquele sentimento de que tudo pode ser diferente e essa coletividade deseja uma nova vida. Faça seu ritual de virada como um ponto de partida para uma nova jornada, desde que ele se alinhe com o seu desejo de coração nesse novo ciclo que chega”, comentou Priscila Grifoni, que também é facilitadora de Consciência e “advogada nas horas vagas”.
TRADIÇÃO FAMILIAR
A taróloga contou que em sua família é tradição no Ano Novo escrever em um papel tudo o que se deseja deixar para trás e depois queimar.
“Queimamos pra que a energia de transmutação do fogo elimine essas energias negativas e escrevemos outro com tudo o que desejamos pro ano novo, para lermos no próximo e avaliarmos o que foi concretizado. Os desejos ficam guardados em um recipiente pra ser aberto somente nas festas do ano seguinte. É muito significativo pra nós e divertido também, mas temos que agir para que nossas metas sejam cumpridas”, comentou.
Mas cada família tem um ritual preferido, que vai desde comer determinadas comidas especiais na ceia a pequenos costumes, como usar roupa branca, ou para quem está na praia, pular sete ondas do mar.
1 USAR BRANCO E ROUPA ÍNTIMA COLORIDA
Se vestir de branco é uma tradição no Brasil. Tradicionalmente a cor branca significa paz, e muitas pessoas acreditam que transmite boas energias. Vale usar um vestidinho, calça, blusa, e de preferência novos, para trazer novas energias para o próximo ano.
Mas a tradição começou com praticantes das religiões afro, que desde os anos 50 costumavam comemorar a passagem do ano em praias brasileiras vestindo trajes brancos e oferecendo flores para Iemanjá, a rainha dos mares. A cultura afro teve grande influência nesse costume.
Um outro costume na passagem do ano é usar roupas íntimas coloridas.
Cada cor tem um significado. O vermelho atrairia paixão e energia, o amarelo significa otimismo, alegria e prosperidade, já o azul – tranquilidade e harmonia.
“Estamos falando de uma gama de rituais que muitas pessoas acabam fazendo para que seu ano seja mais positivo, mais próspero, com paz, saúde e tudo o mais… Roupa branca, pular ondas, comer lentilha… Cada pessoa, família e civilização tem seus rituais preferidos e está tudo bem, porém, tudo vai depender de como isso está reverberando dentro de cada um”, comentou a taróloga Priscila.
2 COMER ROMÃ, LENTILHA E UVA
A romã é uma das frutas mais tradicionais do Ano Novo para simpatia. Ela representa fertilidade e prosperidade.
Há vários modos de se fazer a simpatia, e um deles é cortar a romã ao meio, comer sete sementes sem mastigá-las e depois guardá-las na carteira durante todo o ano. O ritual é realizado para atrair prosperidade e dinheiro.
Outro alimento favorito para atrair fartura e sorte é lentilha. A crença diz que o grão deve ser o primeiro alimento comido no ano que se inicia. Pode ser na salada, misturada no arroz ou sozinha.
A uva também é um dos pratos preferidos para a simpatia de prosperidade. Segundo a tradição, à meia-noite deve-se comer 12 uvas a cada badalada do relógio que anuncia o ano novo.
3 PULAR SETE ONDAS
Para quem está na praia, essa tradição não pode faltar no Réveillon. Religiões afro brasileiras dizem que pular sete ondas atrai boa energia. A cada onda pulada, um pedido deve ser feito.
Para a taróloga Priscila há uma gama de rituais e cada família e país tem os seus preferidos.
“Todo ritual que nos impulsione é válido, desde que ele nos dê força para essa nova jornada. Não adianta fazer por fazer. Ritual é uma prática sagrada de elevação energética e espiritual, mas tudo vai depender do seu nível de crença e fé”, avaliou.
4 ASSOPRAR CANELA
Para algumas pessoas assoprar canela na porta da casa no dia 1º traz fartura e abundância para a vida.
A prosperidade nesta simpatia não frisa somente o lado material, mas também o emocional e espiritual. Não custa tentar: com a mão direita pegue um punhado de canela e assopre mentalizando o pedido.
5 NÃO COMER AVES
Outro ritual de Ano Novo é não comer aves na virada pois elas ciscam para trás e, para algumas pessoas, isso significaria atraso na vida.
Muitas pessoas trocam o alimento por carne suína, bovina ou peixes, que são animais que se movimentam para frente.
UM ANO DE ESCOLHAS
Priscila apontou que 2022 será o ano do número 6 , sendo um ano de escolhas.
“2022 tem a energia do número 6, que é a soma dos 3 números 2 e, no Tarot, é simbolizado pelo arcano maior Os Enamorados, um arcano que traz ao consulente alguma ou algumas escolhas a serem feitas. Como você avalia seu 2021? O que vai levar para o ano que está chegando? Quais escolhas, após esse período de avaliação, do que fica e não fica em sua vida? “, refletiu.