- Publicidade -
CotidianoConheça três lugares mal assombrados de Araraquara

Conheça três lugares mal assombrados de Araraquara

Saiba um pouco mais sobre essas ‘lendas urbanas’ da nossa cidade

- Publicidade -

No dia das Bruxas (31), a reportagem foi atrás de lugares mal assombrados de Araraquara carregados de lendas e mistérios, onde fatos históricos e fantasiosos se misturam.
Conheça três casos de lendas urbanas da Morada do Sol. 
 

Casarão do Assentamento Bela Vista (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
Casarão do Assentamento Bela Vista (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

1 CASARÃO DO ASSENTAMENTO BELA VISTA
O Casarão da Bela Vista é um caso icônico de assombração de Araraquara e já foi objeto de inúmeras reportagens no país. Caçadores de fantasmas, entre outros curiosos, costumam visitar o casarão para comprovar ou não se é assombrado. Mas vamos aos “fatos”. 

- Publicidade -

O local é repleto de mitos, mas, acima de tudo, preserva a história de uma velha Araraquara e também sobre o passado rural da cidade. 

O casarão construído em 1880 era de uma família tradicional de Araraquara, a do Coronel Antônio Joaquim de Carvalho. Ele foi um dos barões de café da Morada do Sol e tinha várias propriedades.  

Dizem que o Coronel mantinha escravos no local, mesmo após a Lei Áurea, e seu espírito habita o local protegendo um antigo tesouro.  

O Casarão preserva um pedaço de corrente grossa em uma das paredes do lado de fora, onde os antigos moradores contavam que os escravos ficavam acorrentados e eram punidos.   

Moradores do Assentamento contam que já escutaram gritos de lamento vindo do local durante a madrugada.  

- Publicidade -

Em 1897, Carvalho acabou morrendo em uma briga com o jornalista Rozendo de Souza Brito, que acabou preso e linchado junto a seu tio Manuel Souza Brito, no episódio conhecido na história de Araraquara como o ‘linchamento dos Britos’. 

Hoje em dia o casarão está totalmente decadente e em ruínas, sendo proibido a entrada no local devido problemas estruturais. No entanto, vários aventureiros ainda se arriscam no espaço emblemático da Morada do Sol.  
 

Edifício Aiello, na Vila Xavier rende muita história de assombração (Foto: Arquivo Amanda Rocha)
Edifício Aiello, na Vila Xavier rende muita história de assombração (Foto: Arquivo Amanda Rocha)

2 EDIFÍCIO AIELLO
O Edifício Aiello, na Vila Xavier, é cercado de mistérios e lendas. Localizado na rua Barão do Rio Branco, ele começou a ser construído na década de 40 e nunca foi terminado. A construção inacabada carregaria uma “maldição” e por isso nunca foi finalizada. O imóvel pertenceu a vários investidores, e chegou a ser reformado para ser um hotel, porém a obra jamais foi concluída. 

Seu aspecto de abandono faz com que muitos moradores evitem passar próximo ao local.  

Há relatos de que pessoas escavaram rua em busca do tesouro perdido (Amanda Rocha/ACidadeON)
Há relatos de que pessoas escavaram rua em busca do tesouro perdido (Amanda Rocha/ACidadeON)

3 RUA DO TESOURO
A Rua Bento de Barros mais conhecida como “Rua do Tesouro” também fica na Vila Xavier e traz uma história no mínimo curiosa. Conta-se que o bandeirante Diogo Gonçalves Laço passou na região nos anos 30 e enterrou um tesouro no local. 

Nisso, o garoto Romeu, Toni de 12 anos, teria tido um sonho no qual um padre o avisava que no terreno de um vizinho havia um cajueiro e uma cruz sinalizado onde o tesouro estaria. O garoto teria encontrado o local e começado a cavar incansavelmente, se tornando obsessivo. 

Proibido pelo pai de continuar com as escavações, dizem que o garoto ficou agressivo e morreu após cair de uma árvore. 

Na história oral sobre a lenda, é contado que no local foram encontrados mechas de cabelo, um documento antigo datado de 1500 e objetos sem valor.

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -