Uma cooperativa de mulheres assumiu a gestão dos dois restaurantes populares de Araraquara. As refeições são preparadas por cozinheiras que receberam capacitação profissional por meio de um programa do município.
O grupo “Panelas Unidas” é composto por 15 mulheres. Entre marmitas e refeições presenciais, elas servem 250 pessoas por dia, a um custo de R$5,90.
Segundo a presidente da cooperativa, Letícia Souza, o programa traz independência financeira as cooperadas. “Está abrindo portas para novas pessoas que estão vendo o desenvolvimento delas. É acreditar. Não é fácil, não é de um dia para o outro, mas está sendo muito positivo”, diz.
A Suzan Regina Ribeiro encontrou na gastronomia uma nova profissão. “Eu penso que é mais uma mãe de família empregada. É uma oportunidade para podermos deslanchar a nossa cooperativa. Espero só crescimento daqui para frente”, fala.
A iniciativa recebe o apoio da prefeitura de Araraquara e oferece cardápio variado e com acompanhamento nutricional. Todas as refeições servidas nos dois restaurantes populares são preparadas pelas cozinheiras recém-contratadas.
O grupo de mulheres foi formado há dois anos, mas com a pandemia os restaurantes populares fecharam as portas e passaram a entregar apenas marmitas. Durante esse período, elas receberam treinamentos.
A gerente de Economia Criativa e Solidária, Ana Patrícia Ferreira, avalia que o grupo vai ter capacidade técnica para prestar o serviço para qualquer iniciativa privada, para concorrer a licitações do poder público estadual, federal. “Então o nosso papel é fortalecer essas cooperativas, que vão fortalecer outras pessoas conforme o tempo”, afirma.
A ideia, segundo ela, é que as mulheres da cooperativa se capacitem e possam seguir independentes sem a ajuda do poder público.
VEJA O ENDEREÇO DOS RESTAURANTES POPULARES
RESTAURANTE POPULAR 1: Rua Nove de Julho, 3319, Vila Jose Bonifácio;
RESTAURANTE POPULAR 2: Avenida José Fernandes de Mattos, 354, Distrito Industrial.