O funcionário público Milton César Magalhães, acusado de atropelar com uma retroescavadeira o colega de trabalho Iébel Garcia Silva, será julgado nesta quinta-feira (5), no Fórum de São Carlos – cidade a 44 km de Araraquara.
O crime envolveu dois funcionários do Saae de São Carlos (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e foi registrado no ano passado. O caso ficou conhecido nacionalmente como “crime da retroescavadeira”. Magalhães responderá pelo crime de homicídio qualificado.
Caso chocou o país
O crime ocorreu na manhã de 22 de março de 2023, no Jardim São Paulo. O autor do crime teria esperado a vítima chegar de mto para jogar a máquina em cima do rapaz.
A vítima perdeu o controle da moto, bateu em um carro e caiu. O agressor passou com a retroescavadeira por cima do corpo de Iébel Garcia Silva. Imagens de câmera de monitoramento mostram, ainda, que o autor do crime prensou a vítima com a escavadeira traseira da máquina e, aparentemente, conferiu se o rapaz estava morto.
Réu e vítima tinham histórico de desentendimentos. Na época do crime, o Saae informou que em 2014 foi registrada uma briga entre os dois funcionários no estacionamento externo da autarquia. Na ocasião, foi aberta uma sindicância interna e os dois foram punidos com 30 dias de suspensão.