- Publicidade -
CotidianoCriminosos criam página falsa do Enem para aplicar golpe e pegar dinheiro da inscrição

Criminosos criam página falsa do Enem para aplicar golpe e pegar dinheiro da inscrição

Nos últimos dias, diversos relatos foram compartilhados nas redes sociais por pessoas que quase foram enganadas ou que caíram no golpe

- Publicidade -

Por: Agência Brasil

Golpistas estão utilizando páginas falsas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para furtar o dinheiro da inscrição. A taxa de R$ 85 deve ser paga pelos estudantes até 12 de junho.

- Publicidade -

Nos últimos dias, diversos relatos foram compartilhados nas redes sociais por pessoas que quase foram enganadas ou que caíram no golpe. O site relatado é o mesmo: inscricao-2024.com e já foi retirado do ar. Usuários citam que o link aparece em forma de anúncio no Google.

Procurada pela Agência Brasil, a Polícia Federal informou que “não se manifesta sobre eventuais investigações em andamento.” Já o Google informou que adota políticas rígidas que delimitam a forma como pessoas e empresas podem anunciar produtos por meio do Google Ads, a plataforma de anúncios do site de buscas.

“Quando identificamos uma violação às nossas políticas, agimos imediatamente suspendendo o anúncio e, até mesmo, bloqueando a conta do anunciante”, diz o comunicado.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) Anísio Teixeira, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem, reforçou nas redes sociais que a inscrição para o exame deve ser feita exclusivamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.

“Após a realização da inscrição, o sistema gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa. Esse boleto só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do Gov.br.”, alertou.

- Publicidade -

Aliás, outra diferença para o site fraudulento é que as inscrições corretas podem ser pagas por cartão de crédito e débito e não apenas por boleto e pix.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Enem 2024 estão abertas até 7 de junho. A taxa é de R$ 85 e deve ser paga até 12 de junho. As provas serão nos dias 3 e 10 de novembro.

Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), empregado por universidades públicas, e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), utilizado por faculdades particulares.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -