- Publicidade -
CotidianoDe fios à carne: escolas estaduais são invadidas cinco vezes em 40 dias em Araraquara

De fios à carne: escolas estaduais são invadidas cinco vezes em 40 dias em Araraquara

A secretaria de Educação de São Paulo disse que as unidades estão colaborando com as investigações e que todas possuem profissional e equipamentos de segurança

- Publicidade -

A fiação elétrica da Escola Estadual Professora Ergília Micelli, no bairro Selmi Dei, em Araraquara, foi furtada na noite do último domingo (14). Este foi o quinto caso registrado na cidade em apenas 40 dias.

O diretor da unidade informou à Polícia Militar que a fiação foi levada, depois que a corrente do portão e o cadeado da caixa de alta tensão foram cortados. Ninguém foi preso.

- Publicidade -

Outro caso recente foi registrado no dia 3, quando 60 kg de fios de cobre foram furtados da Escola Estadual Angelina Lia Rolfsen, no Cecap. Na ocasião, dois jovens de 21 e 22 anos foram presos pela Polícia Militar, mas um terceiro conseguiu fugir.

A secretaria de Educação de São Paulo disse que as unidades estão colaborando com as investigações e que todas “possuem profissional de segurança e equipamentos de monitoramento espelhados com a Polícia Militar.” De acordo com a pasta, a Diretoria de Ensino de Araraquara providenciou a reposição de todos os itens furtados, sem qualquer prejuízo ou interrupção às atividades das unidades.

“Em todas as situações, os gestores das unidades escolares registraram boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, e os casos foram inseridos no Placon, sistema do Programa Conviva que tem como principal objetivo monitorar a rotina das escolas da rede estadual“, informou a secretaria por meio de nota.

Procurada pela reportagem, a secretaria de Segurança Pública de São Paulo ainda não se manifestou sobre o assunto.

RELEMBRE OS CASOS

O primeiro caso desta onda de furtos ocorreu no dia 5 de dezembro, na Escola Estadual Miriam Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro, no Jardim São Rafael. Mediante escalada e destruição de uma porta, os fios da rede de energia elétrica foram levados.

- Publicidade -

Esta escola voltou a ser invadida no dia 26. Ao chegar para trabalhar pela manhã, uma funcionária da unidade constatou que 20 kg de carne tinham sido levados.

Ainda no dia 26, as portas da Escola Estadual Professora Luisa Rolfsen Petrilli, no Jardim Iguatemi, foram arrombadas. Apesar de os danos, nenhum produto foi levado do local.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -