- Publicidade -
CotidianoDe fraldas a perucas, veja o que tem na rede de esgoto de Araraquara

De fraldas a perucas, veja o que tem na rede de esgoto de Araraquara

Daae realiza campanha de conscientização sobre mau uso das redes de esgoto nesta sexta-feira (14) na Zona Norte

- Publicidade -

Fraldas, roupas íntimas e até perucas são encontradas em rede de esgoto de Araraquara (Foto: Divulgação Daae)

Absorventes, fraldas descartáveis, roupas íntimas, perucas, brinquedos, óleo usado, entre outros objetos são encontrados com frequência nas tubulações de redes de esgoto de Araraquara e causam inúmeros transtornos.
Desde o entupimento e o indesejável retorno dos esgotos em vias públicas e dentro das residências. 

- Publicidade -

Observando essas consequências desagradáveis sobre o mau uso das redes de esgoto , o Departamento Autônomo de Água e Esgoto ( Daae) e equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizam uma campanha de conscientização da rede no entorno do Córrego do Tanquinho. 

A ação acontece nesta sexta-feira (14) e atende os bairros Jardim Adalberto Roxo I e II, Jardim Roberto Selmi Dei e Jardim Boa Vista II. 

MAIS CONSCIENTIZAÇÃO, MENOS LIXO
O objetivo da ação é alertar a população sobre o alto índice de obstruções das redes, assim como o correto uso do sistema de esgotamento sanitário, que se inicia dentro das residências com os ramais prediais, posteriormente com as redes públicas coletoras, os coletores troncos, interceptores e emissários, até finalmente chegar na estação de tratamento de esgotos ( ETE). 

Segundo a gerente de Comunicação e Eventos do Daae, Sônia Fonseca Cassoli, o sistema coletor de esgoto é composto por um conjunto de tubulações que tem como objetivo levar, exclusivamente, os dejetos sanitários dos imóveis até a ETE. 

“O sistema é projetado para receber apenas as águas residuais de pias, vasos sanitários e chuveiros”, frisa.
O descarte de resíduos diversos, o lançamento de água da chuva e a ausência de dispositivos de controle como um simples ralo com grelha e caixa de gordura dentro das residências, contribuem para a obstrução das redes, causando extravasamentos de esgoto nos poços de visita, com danos ao meio ambiente local e à saúde da população. 

- Publicidade -

Existe ainda grande possibilidade do esgoto retornar para dentro das residências, causando também prejuízos mobiliários e riscos de contaminações aos moradores. 

DE FRALDAS A PERUCAS
São inúmeros objetos e lixos inusitados encontrados nas redes de esgoto da cidade. De plásticos, fraldas a roupas íntimas. 

Sônia Cassoli comenta que até brinquedos e perucas são jogados nas tubulações. 

“Essas tubulações não foram feitas para receber esses detritos. O lançamento desses materiais causam problemas nas tubulações, causando o seu entupimento e o indesejável retorno dos esgotos em vias públicas e dentro de imóveis. O Daae já encontrou objetos de todo o tipo como brinquedos, bolas, peruca, roupas íntimas”, aponta. 

Ela explica também que outra ação considerada como mau uso da rede é o lançamento de água de chuva nas tubulações de esgoto. 

“Assim aumentam consideravelmente os transbordamentos de poços de visita (local de acesso às tubulações de esgoto) e, consequentemente, de retorno de esgoto em ruas e imóveis, expondo a população a doenças causadas pelo contato com o esgoto extravasado”, esclarece. 

Como prevenção ao mau uso da rede, o Daae orienta ao usuário para que:
1 Jogue todo tipo de material sólido no lixo comum
2 Coloque o óleo usado em uma garrafa PET tampada para doação à coleta seletiva
3 Não faça a ligação da água de chuva junto ao sistema coletor do esgoto do imóvel

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -